A iniciativa contou com Helena Isabel e Pedro Fernandes, apresentadores da TVI e RTP, respetivamente e Fátima Alves, diretora de Investigação, Formação e Desenvolvimento do Instituto Nacional de Reabilitação. O júri destacou o valor dos participantes, o compromisso da comunidade de EM e de todas as entidades que contribuem para a sensibilização e a inclusão social das pessoas com esclerose múltipla.
Do vasto leque de participações, que incluiu pessoas com EM, instituições e empresas que se aliaram à causa, foram revelados cinco vencedores.
Num comunicado divulgado à comunicação social, o diretor da SPEM, Alexandre Guedes da Silva, refere que “todos os envolvidos saem vencedores dado o significado desta campanha na sensibilização e visibilidade para a importância da inclusão social das pessoas nesta condição, através do ritmo da dança”.
A banda HMB, que esteve diretamente relacionada com a iniciativa “Portugal Dança vs. E.M.”, tendo cedido os direitos de utilização da música Naptel Xulima para adaptação às coreografias, ofereceu t-shirts aos vencedores e dirigiram-lhes uma mensagem em vídeo. Também a Polícia de Segurança Pública assinalou a efeméride com uma imagem de felicitação nas redes sociais direcionada à SPEM pela bem-sucedida campanha.
Assinalado todos os anos a 4 de dezembro, que é também o dia de início de actividade da SPEM há 34 anos atrás, o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla pretende chamar a atenção da população para a existência desta doença e para os efeitos na vida das pessoas que a portam, sublinhando as necessidades das mesmas com enfoque no papel da inclusão.
Lançada pela SPEM, durante o corrente ano, a campanha ‘Portugal Dança vs. E.M.’ contou com o apoio do Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. 2018 e da Sanofi Genzyme.