FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
É urgente doar sangue, apela a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue
quinta, 24 janeiro 2019 11:36
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) está preocupada com a diminuição do número de dádivas de sangue na cidade de Lisboa e pede a todos os lisboetas que se tornem dadores. Paral tal, e através de um vídeo, a FEPODABES explica a importância de doar sangue.

 

A Campanha de Promoção da Dádiva de Sangue na Cidade de Lisboa vem desmitificar algumas das ideias associadas ao processo de doação, mostrando que são necessários apenas 30 minutos e que este tempo pode salvar outras vidas.

 

“Ultimamente tem-se registado um decréscimo significativo no número de dadores de sangue. É muito importante alertar todas as pessoas para a importância destas doações que podem salvar vidas de todos aqueles que necessitam de uma transfusão para sobreviver”, destaca Alberto Mota, presidente da FEPODABES.

 

De momento a campanha encontra-se em vigor apenas na cidade de Lisboa, uma vez que é a cidade com mais necessidade de doações frequentes de sangue. Para além de ser uma cidade com mais população é também onde se encontram mais centros hospitalares e com maior necessidade de sangue.

 

“Muitas pessoas podem não estar conscientes de que a cada dois segundos há alguém que precisa de sangue. Hoje em dia a população de dadores está muito envelhecida pelo que é necessário chegar cada vez mais aos jovens”, alerta o presidente. “Promover ações de sensibilização junto de escolas e universidades e criar incentivos até no meio laboral são algumas das ações que podem ser desenvolvidas para mostrar a todos esta necessidade”, acrescenta.

 

Em Lisboa para além dos cinco centros de doação permanente - Hospital de Santa Maria, Hospital de São José, IPO de Lisboa, Hospital Dona Estefânia e Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa - é, também, possível doar sangue nas unidades móveis.

 

Assista ao vídeo.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview