FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
CUF Instituto Oncologia discute “O Cancro, as Pessoas e a Tecnologia” no Dia Mundial do Cancro 2019
sexta-feira, 01 fevereiro 2019 10:29

O encontro “O Cancro, as Pessoas e a Tecnologia” foi a forma escolhida pela CUF Instituto Oncologia para assinalar o Dia Mundial do Cancro 2019, que visa dar ênfase à corresponsabilização e ao envolvimento de doentes e curadores na gestão da doença, reconhecendo o importante papel que a Tecnologia desempenha neste contexto. O evento está marcado para o próximo dia 4 de fevereiro, no Hospital CUF Descobertas, entre as 17h00 e as 20h00. As inscrições, apesar de gratuitas, são obrigatórias.

 

O programa junta a experiência proporcionada aos visitantes por startups, através da demonstração de aplicações tecnológicas criadas na área da saúde, aos discursos de um conjunto muito qualificado de oradores no campo da Medicina, Tecnologia e Comunicação.

Após as palavras de abertura do diretor clínico do Hospital CUF Descobertas, Jorge Mineiro, a jornalista Laurinda Alves propõe-se tomar um café com a audiência, citando a propósito o início de um poema de Tolentino de Mendonça: “paga-me um café e conto-te a minha vida”. Trata-se de sublinhar a importância do conversar, da criação de ambientes que favorecem o surgimento de uma indispensável confiança entre as pessoas, mesmo (ou sobretudo) em situações mais sensíveis como a doença.

Os temas previstos no programa pretendem responder a questões como “como se distribuem os papéis de profissionais, doentes e curadores nas várias etapas (prevenção, diagnóstico, tratamento, vigilância) da doença oncológica?”, “até onde pode ir a Tecnologia de proximidade às pessoas e aos seus quotidianos?”, “quanto vale não estar sozinho em plena fragilidade?” e como se lida com inevitáveis ansiedades e medos, mantendo a saúde mental?”.

O encontro, que começa com uma referência poética, termina com uma reafirmação do valor da subjetividade. O cirurgião oncológico, José Mendes de Almeida falará, precisamente, sobre “Tecnologia e Subjetividade”.

A questão central da tomada de decisão e as expectativas sobre a capacidade de emulação provinda de novos sistemas tecnologicamente avançados estará também sob observação.

A organização do encontro contou com o apoio da Academia CUF e da Direção de Inovação da CUF.

A entrada é gratuita, mas requer inscrição. Consulte aqui todas as informações.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview