FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Serviço de Imuno-Hemoterapia do IPO-Porto inaugura novo espaço a pensar nos dadores
quinta-feira, 28 março 2019 10:27

A propósito do Dia Nacional do Dador, o Serviço de Imuno-Hemoterapia do IPO-Porto inaugurou ontem, dia 27 de março, um novo espaço com cerca de 300 metros quadrados, que vai permitir oferecer aos dadores melhores condições de comodidade. A ampliação do Serviço passa por uma nova sala de colheita com maior capacidade e uma nova sala de espera, que permitirá receber mais dadores. Este projeto tem também como objetivo primordial reorganizar o Serviço e ampliar a área laboratorial.

 

“Esta melhoria das instalações está alinhada com a estratégia de captação de dadores e com a criação da ideia de um “Banco de Sangue”, no contexto de “depósito solidário e com futuro”. Uma mensagem que para o IPO-Porto faz sentido ser criada, no intuito de captar mais dadores e cada vez mais jovens”, sublinha Laranja Pontes, presidente do IPO-Porto.

No ano passado, o IPO-Porto registou um total de 9257 dádivas, das quais 1121 foram componentes plaquetários por aférese. Há a referir 1759 novos dadores o que significa um aumento de 12% face ao ano anterior.

“Este aumento e a manutenção da dádiva regular foi possível com 2229 dadores a realizar dádiva duas ou mais vezes durante o ano de 2018 e com o fenómeno dos grupos organizados, seja empresas ou instituições, que se mobilizaram de forma solidária para a dádiva do sangue”, explica Luísa Lopes dos Santos, adiantando que estas dádivas permitiram que pela primeira vez o IPO tenha sido autossuficiente em Concentrado de Eritrócitos.

Luísa Lopes dos Santos reforça que “a nossa mensagem no Dia Nacional do Dador é que possamos continuar a contar com os dadores regulares e explicar aos mais jovens que a dádiva de sangue ou de componentes é um dever de cidadania simples e solidário permitindo salvar uma ou mais vidas”.

As dádivas de sangue permitiram tratar 1756 doentes. Por outro lado, a dádiva de plaquetas por aférese beneficiou os cerca de 400 doentes que anualmente e de forma regular necessitam de transfusão de plaquetas.

No IPO-Porto, a recolha decorre de segunda a sexta, entre as 8h30 e as 19h00, e ao sábado, das 8h30 ao 12h30.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview