Reforçar a importância da prevenção, da educação para a saúde e da promoção de estilos de vida saudáveis é um dos principais objetivos. O foco está, não só na sensibilização para uma alimentação saudável e para a prática de exercício físico, mas também também mostrar as valências das associações locais, prevenir a violência doméstica e as vítimas, promovendo ainda segurança nas escolas e na estrada, e apoiar os idosos e os seus cuidadores.
A experiência imersiva "MS Inside Out", através de tarefas físicas e virtuais, permite experienciar os sintomas, as dificuldades e as limitações das pessoas diagnosticadas com EM. O projeto desenvolvido pela Merck com o apoio de profissionais de saúde, permite que o participante faça parte de uma viagem que vai além dos desafios de um espaço tão confortável como a própria casa, mas que envolve as deslocações para o trabalho, como o metro, bem como atividades laborais.
“Só em Elvas e em Campo Maior há pelo menos 30 pessoas com esclerose múltipla. Em Portalegre, só no ano passado, foram diagnosticados mais cinco. No distrito devem ser cerca de 200 pessoas com a doença, ou mais, e muitos deles desconhecemos por se isolarem ou terem vergonha de partilhar. Queremos dar a conhecer não só o impacto da doença no dia-a-dia, como ajudar os nossos portadores a terem conhecimento sobre a quem devem recorrer em caso de dúvidas, esclarecimentos, apoios ou outros”, esclarece Sandra Carvalho, coordenadora da Delegação Distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).
Durante o evento vão também decorrer rastreios, caminhadas, momentos de exercício físico promovidos pelos ginásios locais envolvidos, palestras e animação musical. Além de avaliações de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal/peso vai ainda ser possível fazer rastreios gratuitos de cancro de pele.