FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Optometristas promovem maior acesso a cuidados primários para a saúde da visão
sexta-feira, 05 abril 2019 17:47
A Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO) está a promover uma campanha para o reconhecimento do papel dos optometristas na prestação de cuidados primários para a saúde da visão. Esta iniciativa é lançada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril.

 

“Uma boa visão exige o olhar de um profissional” é o mote desta campanha que pretende chegar a escolas, universidades, câmaras municipais, juntas de freguesia, e outras instituições.

 

“A Optometria é atualmente uma área não devidamente valorizada para muitos portugueses, sendo confundida com outras atividades profissionais, nomeadamente técnicos de ótica, uma realidade que confere o não reconhecimento da classe como parte relevante da área da saúde”, afirma Raúl de Sousa, presidente da APLO.

 

Neste sentido, acrescenta, “a APLO irá desenvolver uma campanha com o propósito de despertar a atenção de toda a população para o verdadeiro papel dos optometristas na comunidade, quer no diagnóstico, tratamento e prevenção de diversos problemas da visão, quer na promoção de um maior acesso e qualidade dos cuidados de saúde da visão”.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) assinala este ano o Dia Mundial da Saúde com o tema da cobertura universal de saúde. De acordo com Raúl de Sousa, “este tem sido um dos principais desígnios da APLO, agora reforçado na campanha. Acreditamos que a regulamentação da profissão de optometrista, ao valorizar a atual autonomia de exercício característica da profissão, iria proporcionar não apenas um acesso mais facilitado da população aos cuidados primários para a saúde da visão, como também iria garantir que estes mesmos cuidados sejam assegurados por profissionais qualificados, potenciando os recursos humanos disponíveis em Portugal e implementando as recomendações da OMS".

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview