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Iniciativas
Happy Zone: iniciativa pioneira promove educação socio-emocional junto de pais e professores
segunda, 22 abril 2019 10:50

Com o intuito de promover a felicidade e o equilíbrio em contexto escolar, familiar e social, foi criado o Happy Zone, um projeto na área da educação socio-emocional, dirigido a escolas, pais e professores. Esta é uma iniciativa pioneira e inovadora, cuja crescente adesão pela comunidade escolar e clínica aos programas e jogos educativos atestam a sua importância e os seus benefícios.

 

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Andreia Espain é autora de programas educativos e materiais pedagógicos implementados em várias escolas e clínicas do país, acreditando ser “urgente educar para as emoções”, sublinha a autora e coordenadora-geral do projeto Happy Zone.

Criado em 2014, a rápida expansão conduziu ao desenvolvimento do programa Calmamente – Aprendendo a Aprender-se, e de materiais pedagógicos, nomeadamente, jogos de cartas didáticos intitulados: “Afirmações Positivas para Crianças” (2016), “Sou e Sinto Yoga” (2017) e “Uma Nuvem de Emoções” (2017).

A experiência profissional como docente do Ensino Secundário permitiu a Andreia Espain sentir o pulso à realidade escolar e fazer uma análise privilegiada ao comportamento emocional dos alunos. Foi então que, identificada uma lacuna na dinâmica escolar portuguesa, decidiu criar o projeto Happy Zone que rapidamente se expandiu através de aulas e sessões de formação, às escolas da região do Grande Porto. A ideia principal era ensinar os alunos a desenvolveram competências socio-emocionais, no sentido do autoconhecimento e da autorregulação.

“A nossa experiência formativa e o contacto com as realidades escolares em que nos movimentamos dão-nos a clara indicação de uma iliteracia emocional generalizada e, consequentemente, da falta de ferramentas de autoconhecimento e autorregulação. Esta é uma realidade que queremos mudar, levando os nossos programas a cada vez mais escolas e famílias”, destaca a responsável.

Tendo sempre como missão promover a felicidade e o equilíbrio em contexto escolar, familiar e social, o projeto deu origem ao Programa Calmamente, que, por sua vez, utiliza atividades de enriquecimento e educação emocional, como toque positivo, mindfulness, relaxamento, equilíbrio e bem-estar em contexto escolar.

“Inicialmente, o principal foco era o contexto escolar, mas o Calmamente é um programa que pode e deve ser aplicado, também, em contexto clínico, familiar, entre outros, através de formações direcionadas para pais e professores”, esclarece.

Sobre a recetividade do projeto na comunidade escolar e clínica e o acolhimento das iniciativas que dinamiza, Andreia Espain salienta que “as crianças e os adolescentes aderem com facilidade e naturalidade às dinâmicas propostas, reconhecendo valor às ferramentas adquiridas, e reportando, muitas vezes, a sua aplicação fora do contexto escolar. Todos os agentes educativos são peça fundamental na aplicação do Programa. O feedback tem sido extremamente positivo, com testemunhos muito interessantes e grande envolvimento na aplicação do Programa. Por outro lado, também no que respeita ao contexto clínico temos tido testemunhos importantes na utilização dos nossos materiais e ferramentas (psicólogos, pediatras, entre outros)”.

 

Projetos futuros

Dois anos depois do lançamento do Programa Calmamente, Andreia Espain tem a certeza de querer continuar a trilhar os caminhos da educação, na certeza de que é possível fazer a diferença, todos os dias, em todas as escolas, em cada sala de aula.

“Queremos chegar a cada vez mais escolas, levar as nossas ferramentas a mais crianças, adolescentes e agentes educativos, onde incluímos professores e pais, enfim, toda a comunidade escolar. Queremos continuar a criar e partilhar, com a comunidade escolar e clínica, ferramentas de trabalho, de qualidade reconhecida, que facilitem o tratamento e integração quotidiana da educação sócio emocional e das restantes temáticas que trabalhamos, como o mindfulness ou o toque positivo”.

“Integrar as nossas propostas na atividade curricular das escolas é outro grande desafio Happy Zone para 2019”, avança a docente, anunciando que se prepara para lançar, em junho de 2019, o livro “A Criança que queria ser Criança”, um novo projeto que se enquadra na sua temática de eleição: a valorização da infância e o reconhecimento das emoções.

 

Acompanhe as novidades através do Facebook da Happy Zone.

 

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