FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
“Maio, Mês do Coração”: iniciativa sensibiliza os seniores de Almada para a insuficiência cardíaca
quinta-feira, 16 maio 2019 12:29

A propósito do “Maio, Mês do Coração”, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) vai realizar amanhã, pelas 10h30, na Universidade Sénior de Almada (USALMA), uma sessão de esclarecimento sobre insuficiência cardíaca. O principal objetivo da iniciativa é sensibilizar os alunos para a doença que afeta cerca de meio milhão de portugueses.

 

A sessão de esclarecimento vai ser conduzida pelo presidente da FPC, Manuel Carrageta, e vai focar aspetos como a prevalência da doença em Portugal, os principais sintomas e as formas de diagnóstico e tratamento.

 “Queremos dotar estes alunos de um conhecimento sólido acerca da doença e contribuir para que estejam mais atentos, de forma a poderem reagir atempadamente aos primeiros sinais da insuficiência cardíaca”, afirma o especialista.

 “A educação é uma das principais missões da FPC e estas iniciativas vão ao encontro dessa estratégia, que pretende essencialmente promover estilos de vida mais saudáveis e ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos os portugueses”, acrescenta.

 A FPC dedica, este ano, a sua campanha de “Maio, Mês do Coração” à sensibilização para a insuficiência cardíaca. Esta é uma situação clínica debilitante e potencialmente fatal, na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para todo o corpo.

 De acordo com o recente estudo “Portugueses e a Insuficiência Cardíaca”, apenas 15% dos doentes conseguem identificar o edema nas pernas como um dos principais sintomas da insuficiência cardíaca. O mesmo estudo mostra que 51% dos inquiridos ainda acreditam que a taxa de sobrevivência desta doença é alta ou, pelo menos, não tão baixa como em casos oncológicos.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview