FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Associações de doentes reúnem-se no maior debate sobre a Saúde em Portugal
terça, 11 junho 2019 13:02
No próximo dia 18 de junho, o Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira) será palco de mais uma edição da Convenção Nacional da Saúde, uma iniciativa pioneira e sem precedentes na Europa que pretende colocar o cidadão e o doente no topo das prioridades da política de Saúde em Portugal.

 

São já 62 as Associações de Doentes reunidas no Conselho Superior da Convenção Nacional da Saúde, o maior debate nacional permanente sobre o presente e o futuro da Saúde em Portugal.

Até ao momento, estão 136 os parceiros comprometidos com a “Agenda da Saúde para a Década”, entre os quais sete ordens de profissionais da Saúde, 23 instituições públicas de Saúde, 13 associações profissionais, oito instituições do setor social e 16 associações setoriais da área da Saúde.

Eurico Castro Alves, presidente da Comissão Organizadora da Convenção, defende que “reunir todos os parceiros da Saúde, em particular este número de associações de doentes, representa um movimento único, sem precedentes na Europa”.

Todos os parceiros e cidadãos têm a oportunidade de participar e dar o seu contributo para definir um novo rumo da Saúde. “Estamos orgulhosos de Portugal ser pioneiro ao dar voz aos agentes do sector, aos cidadãos e aos doentes na definição das políticas de Saúde”, defende Eurico Castro Alves.

Da Convenção Nacional da Saúde espera-se um debate centrado na representatividade do cidadão e do doente. Por isso, existe a ambição de reunir o maior número de Associações de Doentes no Conselho Superior, para que se incluam as suas prioridades no centro do Sistema de Saúde em Portugal.

Os resultados dos trabalhos da Convenção de 2019 serão incluídos na “Agenda da Saúde para a Década”, documento consensualizado no encontro do ano passado e que reúne as principais conclusões e propostas, apontando caminhos para o futuro sustentável da Saúde em Portugal.

A Convenção, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, assume-se como uma plataforma permanente de diálogo e nasce do consenso de todos os parceiros envolvidos e do compromisso com a Saúde dos portugueses.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview