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Iniciativas
Esclerose múltipla: campanha incentiva doentes a serem os heróis das suas histórias
sexta-feira, 21 junho 2019 11:16
Foi no mês de maio que arrancou a terceira ronda da campanha internacional The World vs Ms., desta vez com o mote “Não se conforme! Exija mais. Consiga mais”. O objetivo? Desafiar pessoas com esclerosa múltipla (EM) a serem os heróis das suas próprias histórias, não prescindindo da sua qualidade de vida e dos planos para o futuro.

 

Com esta iniciativa, os doentes são desafiados a estabelecer um objetivo que queiram atingir em seis meses e a explicar como o vão alcançar, submetendo o seu desafio na plataforma. Estes objetivos deverão estar relacionados com a melhoria da qualidade de vida e superação das suas próprias limitações. O projeto é identificar os melhores desafios a nível local e global, sendo que, em Portugal, serão selecionados os três melhores desafios de doentes portugueses, cujos progressos serão acompanhados ao longo dos seis meses. No final do ano, os desafios serão apresentados numa cerimónia de celebração das conquistas.
 
João Cerqueira, presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), alerta para a importância deste tipo de iniciativas, uma vez que é fundamental os portadores não se renderem à patologia lutarem por melhores condições de vida.
 
Esta é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central mas que, atualmente, tem tratamentos muito eficazes. Alexandre Guedes da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), defende que é essencial os doentes procurarem saber mais sobre a doença.
 
Esta é uma iniciativa da Sanofi Genzyme e conta com o apoio do GEEM e das três associações de doentes: SPEM, Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) e Todos Com a Esclerose Múltipla (TEM).

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