FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Festa da Saúde: o evento que relembra a importância da prevenção de doenças crónicas evitáveis
sexta-feira, 05 julho 2019 13:10

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar este fim de semana a sua Festa da Saúde, uma iniciativa anual que engloba um conjunto de atividades dirigidas a toda a população que visam a promoção de um estilo de vida saudável e a prevenção de doenças crónicas evitáveis. Este ano o evento decorre no Parque Urbano de Santiago, em Viseu.

 

 

“Portugal é atualmente um dos países europeus com maior índice de longevidade. Contudo, a população portuguesa apresenta poucos anos de vida saudáveis após os 65 anos, um cenário refletido na perda de qualidade de vida associada à presença de uma ou mais doenças crónicas na população idosa”, refere João Araújo Correia, presidente da SPMI. E acrescenta: “Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), diversas doenças crónicas podem ser prevenidas, entre as quais 80% dos casos de doença coronária, de acidentes vasculares cerebrais (AVC’s) e de diabetes no adulto, e 40% dos casos de cancro”.

 

Perante esta realidade, afirma ainda o internista, “a SPMI, este ano em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, está comprometida em contribuir para que os portugueses vivam mais e melhor, e para isso a Festa da Saúde irá contar com um conjunto de atividades que visam a adoção de uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico regular, bem como a identificação e prevenção de variadas doenças”.

 

Durante os dois dias de evento, o Parque Urbano de Santiago, em Viseu, irá acolher espaços de rastreio e atendimento ao público (assegurados pelos núcleos de estudo da SPMI e por outras associações da área da saúde que marcarão presença), aulas de pilates e yoga, um show cooking com o Chef Diogo Rocha, uma sessão dedicada à história de vida de Carlos Lopes, campeão olímpico português em maratona, conferências sobre alimentação saudável, prevenção da doença cardiovascular, e o papel do munícipe na promoção da atividade física, jogos tradicionais, momentos musicais, e muito mais.

 

O programa completo da Festa da Saúde pode ser consultado aqui.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview