FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Quer ser dador de sangue? Ainda vai a tempo!
quarta-feira, 10 julho 2019 10:01
Até ao próximo dia 12 de julho ainda pode contribuir com a sua dádiva de sangue num dos centros comerciais da Mundicenter. Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Braga Parque, Oeiras Parque, Strada Outlet e Spacio Shopping são os pontos aderentes por onde já passaram 1280 dadores de sangue, que contribuíram com 436 litros de sangue, tendo sido colhidas 928 unidades.

 

Em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), a 18.ª Campanha de Recolha de Sangue continuará até ao próximo dia 12 de julho, das 14h às 20h, e no Braga Parque, das 13h30 às 19h30, a fazer recolhas a todos aqueles que queiram contribuir e que tenham mais de 50 quilos e idades dos 18 aos 65 anos.
 
Esta é uma campanha cujo papel é a sensibilização da população para a importância de dádiva de sangue e a resposta às necessidades de componentes sanguíneos dos hospitais de norte a sul do país. A recolha de reservas procura colmatar as necessidades dos hospitais numa época crítica, como é o verão, estabilizando os níveis de stock do IPST e permite salvar vidas todos os dias.
 
A colheita dura aproximadamente 10 minutos, sendo que todo o processo demora cerca de 25 minutos e que inclui a inscrição e tiragem clínica. A dádiva de cada dador pode impactar até 3 pessoas, uma vez que o sangue é separado em três componentes com diferentes funções terapêuticas, utilizadas no tratamento de uma grande diversidade de patologias.
 
Sob o mote “Precisamos do seu tipo”, onde a mensagem reforça a importância da dádiva de todos os tipos de sangue, incluindo o seu, aderiram à causa os 5 elementos da banda portuguesa de soul e funk - HMB: Héber Marques, Fred Martinho, Daniel Lima, Joel Silva e Joel Xavier que promovem a sensibilização da população para a iniciativa. “Para nós, ter a oportunidade de mobilizar as pessoas a darem vida umas às outras é um privilégio. É uma ocasião perfeita para demonstrarmos como sociedade que conseguimos amar através de um gesto simples, mas poderoso. Já estamos muito gratos por podermos estar envolvidos nesta causa”, refere a banda. Sabe-se que foi a primeira participação de 305 dadores e que cerca de 60% dos dadores registados são mulheres, reforçando o facto desta campanha ter um papel importante na sensibilização e em facilitar o acesso à prática da dádiva de sangue.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview