FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Doentes renais aprendem a cozinhar de forma saudável
quarta-feira, 24 julho 2019 10:55

A DaVita Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, realizou um workshop de nutrição, dedicado a doentes renais, familiares e cuidadores, no passado dia 21 de julho, na Clínica DaVita Sintra.

 

 

A iniciativa, orientada pela nutricionista Inês Moreira e apoiada pelo chefe de cozinha Rui Lopes, teve como objetivo a promoção de uma alimentação saudável, equilibrada e adequada às necessidades nutricionais das pessoas com doença renal, em diálise.

 

Cada pessoa com doença renal tem preferências alimentares e necessidades nutricionais diferentes, mas é importante que as escolhas sejam adaptadas para que seja possível manter a qualidade de vida à medida que a doença progride.

 

A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

 

O curso teve uma duração de três horas, das 10h00 às 13h00. Foi constituído por uma introdução teórica, feita pela nutricionista Inês Moreira; pela confeção de uma refeição completa, com a orientação do chefe Rui Lopes, que apresentou receitas práticas e nutricionalmente ricas, e por um momento final de convívio e degustação do menu – creme de abóbora com hortelã fresca; quinoa de bacalhau e legumes, aromatizada com funcho e hortelã da ribeira; e uma sobremesa de queijo quark, aveia e fruta fresca.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview