FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Mais de 120 voluntários participam em recuperação de escola
quinta-feira, 25 julho 2019 10:30

Mais de 120 pessoas reuniram-se na passada sexta-feira em Moura para pintar e recuperar a Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo. Uma iniciativa solidária que assinala o terceiro aniversário do programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e o presidente da ARS Alentejo, José Marques Robalo, participaram no encerramento dos trabalhos que decorreu na Estação Náutica Lago Alqueva-Moura. O dia fechou com um concerto de Rui Massena, que presenteou todos os voluntários com um concerto ao ar livre, com o lago como pano de fundo.

 

 

Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, afirma que “quem faz voluntariado tem razões muito próprias para o fazer e cada um dos que participaram, sabe por que razão o fez e a importância que pode retirar da experiência. Mas o que importa realmente é celebrar mais um ano de vida do programa abem:, um projeto que conta com uma rede local de apoio à aquisição de medicamentos para famílias com dificuldades económicas que, tal como o próprio nome da associação indica, podem fazê-lo com dignidade, sem ter que expor publicamente as suas dificuldades e mantendo o seu anonimato”.

 

Para Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa abem:, “o programa tem vindo a crescer, o que por um lado é positivo, mas por outro deixa-nos apreensivos o facto de existirem tantos portugueses a necessitar da nossa ajuda. Temos crescido não só em número de beneficiários, como de apoios e generosidade da sociedade civil, através de donativos, de campanhas e da responsabilidade social de algumas empresas que ajudam a suportar toda a estrutura da Associação”.

 

A propósito da iniciativa em Moura José Marques Robalo, presidente da ARS Alentejo, que esteve na Cerimónia de Encerramento em representação da ministra da Saúde, declarou que “o programa é excelente, não só para o Alentejo, mas para muitos outros locais, particularmente onde existem ainda algumas iniquidades no acesso a cuidados de saúde e a tratamentos”.

 

O Dia abem: reúne, anualmente, voluntários em representação de todos os elementos da rede solidária, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e pelos beneficiários. Desta feita uniram esforços em trabalhos de requalificação e conservação da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, localizada naquele concelho do Alentejo.

 

Álvaro Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, manifestou sentir-se muito satisfeito com a iniciativa no seu concelho. “Esta capacidade para dar e para se entregar aos outros ficou inscrita na Escola do Fojo com um coração gigante pintado com as mãos dos voluntários. As nossas crianças quando regressarem à escola vão ser recebidas por esse coração e espero que este se materialize por todos os pontos do país”.

 

Moura é um dos concelhos onde o Programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras: a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio a 201 beneficiários - 10% dos quais, crianças - que têm assim acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária. 

 

Entre maio de 2016 e junho deste ano, a nível nacional, o programa abem: já apoiou 9.718 beneficiários, dos quais 15% são crianças. Durante o mesmo período foram dispensadas 289.745 embalagens de medicamentos.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview