FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
“Amigos na saúde e na demência” para uma mudança social no mês de alerta para a doença
quinta-feira, 05 setembro 2019 11:11
"Amigos na saúde e na demência". É este o nome da campanha que começa hoje, dia 5 de setembro, e que integra o mês da consciencialização para as necessidades e dificuldades da pessoa com demência, sendo o dia 21 do presente mês o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. A iniciativa pretende "provocar" uma mudança social: combater o estigma social a eliminar estereótipos. Criada pela Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal, a campanha apela aos portugueses a serem "Amigos na Demência", aprendendo um pouco mais sobre como é viver com esta doença.
 
O arranque da campanha é marcado pelo lançamento de diversos vídeos onde é possível ouvir vários testemunhos de amigos de pessoas com esta doença. Aos “Amigos na Saúde e na Demência” juntam-se ainda várias caras conhecidas, tais como Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Nuno Markl e Pedro Ribeiro, que dão a voz para relembrar que a "amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos".
 

Para participar na iniciativa, pode aceder à plataforma da associação ou participando nas sessões de informação que irão decorrer por todo o país.

 
Para a Associação Alzheimer Portugal é fundamental criar maior compreensão sobre a doença junto do grande público. “Temos trabalhado imenso no sentido de contribuir para uma perceção mais positiva sobre esta doença. Sentimos que os vários projetos que temos vindo a desenvolver, como o “Café Memória” ou o “Passeio da Memória” nos têm ajudado a combater o estigma social a eliminar os estereótipos, mas há ainda um longo caminho a percorrer. É importante que todos percebam que a pessoa é muito mais do que a doença e que é possível viver melhor com demência. Acreditamos que estamos a trabalhar no caminho certo e esta campanha, com o apoio da Sonae Sierra vai ajudar-nos a chegar a muito mais pessoas”, lê-se no comunicado da associação.
 
A demência resulta de uma doença no cérebro e progride de forma única em cada um de nós, não se resumindo à perda de memória. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência (cerca de 60 a 70% dos casos), mas existem mais de 100 tipos de demência, como a demência vascular, a demência de corpos de Lewy ou demência frontotemporal. Esta pode resultar em alterações de humor, mudança de comportamentos, dificuldades de raciocínio ou de orientação, entre outros fatores.
 
“Amigos na Saúde e na Demência” insere-se no projeto global Amigos na Demência, liderado a nível internacional pela Alzheimer’s Society no Reino Unido e que já contabiliza mais de 17 milhões de Dementia Friends (Amigos na Demência). A Associação Alzheimer Portugal juntou-se ao movimento global em 2018 e agora lança mais esta campanha, que surge da parceria com a Sonae Sierra. Desde 2013 que a Sonae Sierra tem recebido muitas das sessões “Café Memória” que se têm realizado em todo o país.
 
No âmbito da campanha, de setembro a novembro decorrerão ainda diversas sessões de informação “Amigos na Demência” nos Centros geridos pela Sonae Sierra, nas quais são partilhadas as principais mensagens-chave sobre como podemos mudar a forma como pensamos, agimos e falamos sobre a Demência. Com entrada gratuita e aberta a toda a população, as primeiras sessões estão já marcadas para dia 8 de setembro, às 10h30, no Centro Colombo (salas de cinema) e no NorteShopping (Silo-Espaço Cultural). Para além destas sessões, a associação Alzheimer Portugal promove ainda Formações para Embaixadores “Amigos na Demência”, com o objetivo de formar voluntários para se juntarem à campanha e para se tornarem embaixadores, com a duração de cerca de sete horas.
 

Estima-se que até 2050 o número de pessoas com demência triplique, chegando a mais de meio milhão de pessoas em Portugal e a cerca de 135 milhões em todo o mundo.

 

Assista ao vídeo da campanha.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview