A autora, que tem diabetes desde os 6 anos, foi alvo de 11 intervenções cirúrgicas, resultado de um deslocamento bilateral da retina, em 2015. Foi durante a sua recuperação que nasceu este projeto: “durante as recuperações da minhas cirurgias pensei de que forma poderia ajudar as pessoas doces como eu, e assim lembrei-me de escrever para crianças, fazer uma coleção de livros que acompanhasse os desafios vividos ao ter esta doença, pois não existe nada que o faça, o que existe são livros que falam sobre o tema mas sem acompanhar todos os desafios tal como eles acontecem na vida real. Este livro é para todos, com ou sem a doença, pois acredito que se todos conhecermos mais uma das doenças crônicas que mais afeta as crianças vamos construir um mundo mais preparado, humano e integrado onde todos somos iguais e todos nós sentimos acolhidos”, explica Catarina Mendanha.
Parte das receitas da venda do livro revertem a favor da APDP, que assegura que as informações médicas na história estão corretas.
O evento de lançamento do livro contará com a partilha do testemunho da mãe de uma criança com diabetes, bem como com a presença de Joaquim de Almeida, de João Gonçalves, da editora Cultura, e ainda com representantes da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). A autora irá também interpretar a música oficial do projeto, composta por Ricardo Reis Pinto.