FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Farmácias Holon unem-se pelo hipotiroidismo
terça-feira, 10 dezembro 2019 09:58
Sob o mote “Pode ser da tiroide”, as farmácias Holon acompanharam 1142 utentes com hipotiroidismo, na alçada do projeto “A intervenção farmacêutica no hipotiroidismo”. A campanha, que decorre até ao final do ano em todo o país, tem como objetivo sensibilizar a população para os sintomas do hipotiroidismo, de modo a que o diagnóstico precoce seja possível.
 
Dos utentes avaliados, 80 foram encaminhados para consulta médica, e 146 para consulta farmacêutica, Serviço de Nutrição e Serviço de Dermofarmácia Holon, podendo estar em causa um descontrolo da doença.
 
“Normalmente, durante o atendimento/aconselhamento, os utentes mencionam alguns sinais e sintomas que nos levam a encaminhá-los para outros níveis de intervenção, nomeadamente para os serviços farmacêuticos e complementares, uma vez que consideramos que poderão ter um valor acrescentado no controlo e atenuação dos mesmos. No âmbito do serviço de nutrição, por exemplo, são encaminhados utentes que mencionam, sobretudo, sintomas como a obstipação ou o aumento de peso, enquanto que o serviço de dermofarmácia poderá ser uma mais-valia nas situações de problemas relacionados com a pele, cabelos e unhas”, esclarece Joana Brito, responsável pelo projeto.
 
O hipotiroidismo é a doença mais prevalente da tiroide, surgindo quando há uma produção insuficiente ou inexistente de hormonas tiroideias, o que reduz a atividade da glândula. A sua prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens. Estima-se que afete cerca de 5% da população a nível mundial.
 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview