FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
“O avô tem uma borracha na cabeça”: o livro para crianças que desconstrói o Alzheimer
quarta-feira, 15 janeiro 2020 12:01
Amanhã, dia 16 de janeiro, chega às livrarias a obra “O avô tem uma borracha na cabeça”, com texto de Rui Zink e ilustrações de Paula Delecave. O livro retrata a história de um avô que vai perdendo as memórias e do neto inventor que procura encontrar uma solução para esse problema. Ao mesmo tempo que é um elogio à admiração e amor que existem na relação entre uma criança e os seus avós, também ensina os mais novos a lidar com a perda e a desconstruir o Alzheimer.
 
Definida como a “doença do século”, o Alzheimer, assim como demências semelhantes, é uma doença complexa e incurável que afeta 200 mil famílias em Portugal. Para além dos desafios que advêm da doença neurológica, apresenta-se outro: como explicar a perda de memória aos mais novos.
 
Foi na memória e nos arquivos de infância, pessoais e familiares, que Rui Zink e Paula Delecave procuraram inspiração para mostrarem a miúdos e graúdos que o amor supera o esquecimento: “esta pessoa a quem quero muito já nem sempre se lembra de mim, mas eu ainda me lembro dela”, salienta Rui Zink, sendo esta uma mensagem de esperança.
 
Acessível aos pequenos leitores, o seu texto poético, ilustrações e colagens são capazes de atrair também os grandes leitores. “O avô tem uma borracha na cabeça”, para além de ser uma ode ao amor entre crianças e avós, é um exemplo de que a ficção é um veículo privilegiado para compreender o que nos rodeia.
 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview