FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Livro de nutrição para pessoas com diabetes chega às livrarias
sexta-feira, 17 janeiro 2020 11:07
A sessão de lançamento do livro “Diabetes – O que posso comer?” decorre no próximo dia 21 de janeiro, no Forúm Fnac Colombo, em Lisboa, com apresentação da professora Isabel do Carmo. A obra, promovida pela LIDEL Saúde e Bem-Estar e pelo Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), tem como principal objetivo sensibilizar para a importância de uma alimentação cuidada, de modo a manter a doença controlada.
 
De acordo com dados do Observatório da Diabetes, mais de 1 milhão de pessoas tem diabetes em Portugal. Destas, mais de um terço estão por diagnosticar. Para além disso, cerca de 2 milhões de portugueses têm risco elevado de desenvolver a doença. Nesse sentido, o livro “Diabetes – O que posso comer” apresenta soluções às pessoas que vivem com a doença quanto ao que podem comer, já que os medicamentos podem não ser suficientes para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.
 
O livro, que conta com a coordenação dos médicos especialistas em Medicina Interna Estevão Pape e Edite Nascimento, e experiência clínica das nutricionistas Mariana Afra Pedro, Paula Cristina Almeida e Vera Ruivo Dias, mostra como conciliar uma alimentação equilibrada com a satisfação pela comida e pelo ato de comer. Investir em refeições simples e variadas, dar preferência à água, e ainda consumir hidratos de carbono com alto teor de fibra e menor índice glicémico, como vegetais, fruta e legumes, são alguns dos segredos desvendados.
 
“Este livro não é mais um sobre alimentação para as pessoas com diabetes: é um livro sobre nutrição e saúde para aqueles que, embora sofrendo de uma perturbação do metabolismo, podem ter uma vida equilibrada. É, também, um texto que capacita estas pessoas dos conhecimentos para uma autonomia responsável. As escolhas alimentares podem ser saudáveis e, simultaneamente, agradáveis, satisfazendo os gostos e hábitos de cada um”, esclarece Lèlita Santos, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
 
Para além disso, o livro procura desmistificar questões associadas à doença, como o desenvolvimento da diabetes e a sua associação ao consumo de doces, a ingestão de fruta sem controlo, os adoçantes em comparação com os açúcares, entre outras problemáticas.

 

Capa Diabetes O que posso comer 73b44

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview