FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Formação de Musicoterapia para bebés prematuros junta entidades
quinta-feira, 23 janeiro 2020 11:48
A XXS, o Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e a Maternidade Dr. Alfredo da Costa aliaram-se para dar corpo a uma formação de Musicoterapia destinada aos cuidados neonatais, a decorrer nos dias 23 e 24 de janeiro, nas instalações da maternidade, em Lisboa.
 
A formação surge no sentido de promover a implementação da Musicoterapia nas Unidades de Neonatologia enquanto reguladora dos aspetos biológicos dos bebés prematuros e estabilizadora das emoções dos pais. Pretende ainda estimular a presença dos pais e fomentar o vínculo afetivo entre pais e bebés prematuros, seguindo o modelo “Creative Music Therapy in Neonatal Care”, implementado pela musicoterapeuta e investigadora Friederike Haslbeck, no Hospital de Zurique, na Suíça.
 
Com uma componente teórica e prática, este modelo assenta na premissa da qualidade da presença humana através do canto dirigido ao bebé de forma adaptada aos seus movimentos respiratórios e expressões faciais, incentivando ativamente o canto parental.
 
A sessão contará com musicoterapeutas portugueses, espanhóis, franceses, ingleses, finlandeses e brasileiros, estando no dia 23 de janeiro aberta à comunidade de profissionais de saúde, a profissionais de música e a todos os interessados no tema da aplicação da Musicoterapia nas Unidades de Neonatologia.
 
Em Portugal, nascem anualmente cerca de oito mil bebés prematuros. Destes, 10% ficam internados, em média, 60 dias em Unidades de Cuidados Intensivos. Os bebés prematuros representam um terço da mortalidade infantil em Portugal, tendo problemas específicos que exigem apoios especializados.
 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview