Tendo em vista a consciencialização para os sinais e sintomas da esclerose múltipla, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), e Todos com Esclerose Múltipla (TEM) aliaram-se para dar a conhecer os desafios dos doentes, apresentando 12 painéis com sintomas que podem ser possíveis de controlar e atenuar, mas, caso sejam ignorados, podem provocar grandes constrangimentos no seu dia a dia.
Nesse sentido, serão proporcionadas diversas experiências aos visitantes, em linha com a realidade de um doente com esclerose múltipla. Entre estas estão tentar pegar numa caixa de cereais mais pesada que o normal, abotoar uma camisa com luvas de borracha, usar umas barbatanas para caminhar e procurar ler o rótulo de uma embalagem com letras distorcidas.
Estarão também presentes profissionais das áreas de Psicologia e de Assistência Social, de modo a esclarecer as dúvidas da comunidade. A exposição contará ainda com a presença do vereador da Câmara Municipal de Gaia, Manuel António Correia Monteiro, no dia do arranque, 27 de fevereiro.
“A Minha Esclerose Múltipla Invisível” é uma exposição itinerante que está a percorrer o país até maio de 2020, permitindo aos visitantes a compreensão de cada sintoma e conhecer testemunhos na primeira pessoa de doentes com esclerose múltipla.