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Webinar dá-lhe conselhos para lidar com a diabetes e a obesidade em isolamento
terça-feira, 28 abril 2020 12:06
Devido à possibilidade de agravamento da obesidade e da diabetes durante o confinamento imposto pela pandemia de COVID-19, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), com o apoio da Novo Nordisk, promovem o webinar “Obesidade & Diabetes fechados em casa. E agora?”, para esclarecer a população sobre o impacto que a quarentena pode ter nestas doenças crónicas. A emissão decorre esta noite, dia 28 de abril, às 21h30.
 
Neste webinar de acesso livre, Sandra Martins, fisiologista do exercício, e Carla Pedrosa, nutricionista, juntam-se a Paula Freitas, presidente da SPEO, deixando conselhos práticos à população que vive com obesidade e/ou diabetes:
 
1) Ter consciência do risco – As pessoas com obesidade não têm maior probabilidade de contrair COVID-19 do que a população em geral. No entanto, a COVID-19 pode causar sintomas mais graves e complicações nas pessoas que vivem com obesidade e outras doenças associadas. As pessoas idosas e as pessoas com doenças crónicas, incluindo diabetes, doença cardiovascular e distúrbios pulmonares, doenças comummente associadas à obesidade, apresentam maior risco de sofrer complicações graves. Adicionalmente, a evidência científica sugere que numa gripe sazonal, pessoas com IMC ≥ 40 Kg/m2 têm um risco aumentado de complicações.
 
2) Fazer uma autovigilância mais apertada da glicemia – Idealmente, as pessoas com diabetes devem, nesta fase, avaliar os valores da sua glicemia de acordo com as indicações do seu médico assistente. O risco de hiper ou hipoglicemia pode ser maior, especialmente em caso de COVID-19, pois a doença irá descompensar a diabetes, mesmo que antes estivesse bem controlada. Também irá ser abordado como proceder em casos de hiperglicemia em dias de doença aguda e como tratar hipoglicemias.
 
3) Não descurar a hidratação – As pessoas com diabetes e obesidade devem manter-se bem hidratadas, bebendo sobretudo água e evitando a ingestão de bebidas alcoólicas que, para além de muito calóricas, podem contribuir para a desidratação.
 
4) Fazer uma alimentação saudável – O tempo passado em casa pode convidar a refeições mais demoradas ou a snacks mais frequentes. É importante que as pessoas com obesidade e diabetes continuem a seguir os conselhos dos seus médicos e nutricionistas assistentes e optem por uma alimentação saudável e equilibrada.
 
5) Praticar exercício físico – O tempo de confinamento não pode ser sinónimo de inatividade. É importante manter ou até iniciar um programa de exercício físico. Não precisa de ser complexo; coisas simples, como descer e subir escadas quando se vai levar o lixo ou levantar-se para mudar o canal de televisão, podem ser o primeiro passo para dias mais ativos.
 

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