FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Sociedade científica lança manual sobre o angioedema hereditário e a COVID-19
quarta-feira, 20 maio 2020 11:57
A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) anunciou o lançamento de um manual sobre o angioedema hereditário e a COVID-19. Ainda que não existam dados que relacionem as doenças, o stress emocional, as infeções e as manipulações médico-cirúrgicas podem desencadear um episódio de angioedema. Nesse sentido, a entidade junta-se à Takeda numa conversa virtual sobre estas e outras questões, com data ainda por anunciar.
 
Sem tratamento, as crises associadas à doença duram cerca de dois a cinco dias e podem ser causadas por traumas, stress, mudança de temperatura, tratamento dentário, cirurgias, endoscopia e exercício físico, entre outros fatores. O angioedema hereditário é uma condição no geral dolorosa e debilitante, cujo sintoma mais temido é o inchaço inesperado da laringe (glote), o que pode levar à morte por asfixia. Ainda que não exista cura, há opções terapêuticas disponíveis.
 
Assim, o manual inclui esclarecimentos sobre a doença e os procedimentos terapêuticos durante a pandemia de COVID-19, bem como o que fazer em caso de crise de angioedema, suspeita ou diagnóstico de COVID-19. O documento lista ainda recomendações de isolamento tanto para o doente, como para os restantes membros do domicílio.
 
No final de 2019, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma nova Norma de Orientação Clínica para o diagnóstico e terapêutica do angioedema hereditário.
 
“A compilação num documento único representa um contributo essencial no sentido de homogeneizar, melhorar e introduzir a inovação mais recente nos cuidados prestados às pessoas com angioedema hereditário, doença crónica, sem cura. Esta NOC protocoliza decisões clínicas que se devem adotar nesta área relacionadas com o tratamento profilático de longa duração e também com o tratamento agudo de crise - de acordo com as guidelines internacionais”, comenta Manuel Branco Ferreira, presidente da SPAIC.
 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview