FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
No Dia Mundial Sem Tabaco, associação desafia jovens a dizer “não”
quinta-feira, 21 maio 2020 12:13
A Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (Respira) assinala o Dia Mundial Sem Tabaco, no próximo dia 31 de maio, com o movimento #SóQueNão. A campanha digital “Diz não ao tabaco” tem como objetivo alertar para o aumento do consumo de tabaco entre os adolescentes e desmistificar as habituais desculpas dos fumadores.
 
“Eu só fumo socialmente” ou “Eu consigo parar quando quiser” são algumas das desculpas que os adolescentes habitualmente usam quando questionados sobre o que os motiva a fumar e que dão o mote ao movimento #SóQueNão.
 
Estudos recentes apontam que há cada vez mais jovens a fumar aos 15 anos, ao passo que aos 18 anos mais de 60% já experimentou tabaco, sendo que dois terços destes se tornam fumadores.
 
“O tabagismo é um grave problema de Saúde Pública, já que é responsável pela diminuição da qualidade e duração de vida. Tem ainda a agravante de ser um fator de risco, não só para o fumador, mas para todos aqueles que se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo”, explica Isabel Saraiva, presidente da Respira.
 
A responsável adianta que “é cada vez mais difícil passar a mensagem junto dos jovens, devido ao pouco investimento público em campanhas de prevenção, às fortíssimas campanhas da indústria tabaqueira para a divulgação das novas formas de tabaco e ao preconceito associado ao cigarro como instrumento de sociabilização e estatuto social”, alerta.
 
A campanha “Diz não ao tabaco” surge em resposta a este fenómeno, assumindo o desafio de construir uma geração livre da substância.
 
“Está a aumentar o consumo do tabaco entre os adolescentes, nomeadamente através das novas formas de tabaco e junto do sexo feminino. Os fumadores de hoje serão, sem dúvida, os doentes de amanhã. O tabaco é responsável por 25 a 30% da totalidade dos cancros, 80% dos casos de DPOC, 90% dos casos de cancro do pulmão e 20% da mortalidade por doença coronária”, acrescenta Isabel Saraiva.
 
Durante o mês de maio, a entidade promoveu a publicação de vários conteúdos no Facebook, que desafiaram os jovens a refletir sobre o consumo de tabaco.
 
Além disso, a Respira apresentará uma sessão de esclarecimento online sobre o tema “Tabagismo: Um fator de afirmação nos jovens?”, a decorrer no dia 29 de maio, pelas 16h30, na página de Facebook da instituição.
 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview