FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Projetos vão estudar impacto do género na pandemia
sexta-feira, 03 julho 2020 11:37
O projeto "GENDER RESEARCH 4 COVID-19", promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, (FCT), foi lançado pelo Governo para estudar o impacto do género na pandemia. Das 145 candidaturas realizadas, 16 vão receber financiamento.
 
Universidades, centros de investigação e uma associação, com 16 projetos financiados no valor de 500 mil euros, vão estudar fenómenos como a violência doméstica e de género, a resposta das instituições durante a pandemia, as relações entre género e trabalho, os efeitos do confinamento, a saúde mental durante a gravidez e o pós-parto, ou a linguagem estereotipada na comunicação pública na prevenção e combate à COVID-19.
 
A Universidade do Porto, a Universidade Nova de Lisboa, as Universidades de Coimbra, Évora e Lisboa, a Maiêutica, o ISCTE, mas também o Centro de Estudos Sociais e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) foram as entidades selecionadas para receber financiamento público, com projetos a obterem verbas que variam entre os cerca de 12.500 euros e quase 40 mil euros.
 
O “GENDER RESEARCH 4 COVID-19” dividiu-se em três linhas possíveis para financiamento, tendo sido selecionados cinco projetos para estudos de “género e mercado de trabalho durante e no período pós-crise COVID-19”; três projetos para a linha “COVID-19, quotidianos, estereótipos e papéis de género” e oito projetos na linha “COVID-19 e violência contra as mulheres e violência doméstica”.
 
Dos projetos selecionados, nove são de concretização rápida, com o máximo de quatro meses para desenvolvimento, e sete projetos são de análise longitudinal, com o máximo de 10 meses para desenvolvimento.
 
O projeto GENDER RESEARCH 4 COVID-19 foi promovido pela FCT, em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
 
Fonte: Agência Lusa

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview