Este projeto nasceu de um conto original, recomendado pela Direção-Geral da Educação, sendo agora convertido num site lúdico e didático, cofinanciado pela Fundação Gulbenkian e pela EDP, contando com o apoio científico do Hospital de Braga.
A nova plataforma visa difundir mensagens fidedignas e de saúde pública sobre o coronavírus para os mais novos. O portal disponibiliza um vídeo com base no ebook original, além de música, curiosidades, 16 jogos e ainda animações sobre o tema com um dos personagens “guerreiros”. Os conteúdos estão também em língua gestual portuguesa e vão sendo atualizados a par da evolução pandémica.
O livro digital homónimo, que ensina as crianças a guerrear o coronavírus, foi lançado em março, tendo atingindo já 20 mil downloads nos idiomas português, espanhol, francês e inglês e um alcance estimado superior a um milhão de pessoas.
“Sou um vírus superstar, veloz como a chita, salto de mãos em mãos descuidadas, ponho muita gente aflita”, lê-se. No final, as crianças “guerreiras” querem unir-se para vencer o desafio, sendo que “o principal é continuar a acreditar que todos vão ficar bem”. O livro foi criado em 48 horas e o site em poucas semanas, tendo cerca de 10 mil euros de apoio da iniciativa "Gulbenkian Soluções Digitais COVID-19".
A Betweien nasceu em 2011 em Braga e é liderada por Narciso Moreira, licenciado e mestre em Educação pela UMinho. A equipa, que inclui outros profissionais diplomados pela UMinho, aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros. Estes conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em escolas e instituições de todo o país, envolvendo figuras nacionais em temas como bullying, ambiente e igualdade.