FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Projeto "Geração Saudável" lança plataforma para promoção da literacia em saúde
quarta-feira, 08 julho 2020 12:09
O projeto Geração Saudável, iniciativa de promoção e educação para a saúde desenvolvida pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, celebra o facto de ter ultrapassado o marco dos 100 mil jovens impactados pelas suas ações de formação e consciencialização desenvolvidas desde 2012, em escolas por todo o país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Ainda este ano, o projeto lançará uma plataforma online de formação para farmacêuticos no âmbito da vertente sénior do projeto, que se iniciou num formato piloto em 2016.
 
Nos últimos oito anos, o projeto Geração Saudável visitou cerca de 500 escolas e através dos 380 farmacêuticos e estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas que capacitou enquanto formadores,  tendo conseguido sensibilizar cerca de cinco mil professores e mais de 100 mil jovens do segundo ciclo escolar. Esta iniciativa, desenvolvida com o apoio da farmacêutica Novo Nordisk, através do seu programa Changing Diabetes, tem como objetivo sensibilizar crianças, adolescentes e a população em geral para a importância da prevenção em saúde e alertar para os riscos e doenças associadas aos estilos de vida sedentários. Para além das escolas, o projeto realizou ações de sensibilização em mais de 80 eventos de saúde, alcançando aí mais de 20 mil pessoas.
 
“É com muito orgulho que encerramos o ano letivo com a contabilização de mais de 100 mil crianças e jovens envolvidos nas nossas sessões de sensibilização para a importância do estilo de vida saudável e formações em temáticas como o uso responsável do medicamento, diabetes e dependências e comportamentos aditivos. É também um grande privilégio anunciar que o projeto Geração Saudável irá disponibilizar uma plataforma onde constará informação sobre saúde, disponível para toda a sociedade civil e comárea reservada de e-learning para farmacêuticos, que permitirá levar as ações de sensibilização e educação para a saúde a ainda mais pessoas por todo o país. Numa fase inicial, a plataforma disponibilizará informação sobre temas de saúde associados à população sénior, para quem os farmacêuticos são tantas vezes o primeiro contacto de saúde e de proximidade. Queremos ajudar os farmacêuticos a dar ainda mais apoio nas suas comunidades”, destaca Luís Lourenço, presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.
 
Após uma fase piloto da vertente sénior do projeto, a Ordem dos Farmacêuticos alargará esta iniciativa a todos os Farmacêuticos a nível nacional, possibilitando uma maior abrangência e impacto. 
 
Este novo modelo, a ser implementado no último trimestre de 2020 e reconhecido pelo Centro de Ciência Viva através da atribuição do Prémio Comunicar Saúde em 2019, permitirá, através de uma plataforma online de formação, disponibilizar aos farmacêuticos de todo o país as ferramentas e materiais necessários para promover e facilitar a dinamização de sessões formativas sobre diversos temas em saúde, sendo baseado na proximidade e envolvência destes profissionais de saúde nas comunidades.
 
Os primeiros temas desta plataforma, a ser lançada em 2020 e 2021, são o uso responsável do medicamento, a diabetes (com o apoio da Novo Nordisk), doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, doenças metabólicas e saúde mental. Além da área reservada, que permitirá a capacitação dos farmacêuticos, esta plataforma terá na página principal informação útil aberta ao público sobre os referidos temas.
 
Para mais informações, visite o website da Geração Saudável.
 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview