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Associação Portuguesa de Celíacos e Mercadona lançam livro para crianças
terça-feira, 20 outubro 2020 10:41
“O Bando dos Celíacos - Aventuras com Barrigas Felizes” é o nome do conto que procura sensibilizar as crianças para questões relacionadas com a doença celíaca, que surge da colaboração que a Mercadona estabeleceu com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC).
 

A Mercadona reforçou o seu compromisso com a comunidade celíaca em maio deste ano com a assinatura de um acordo com a APC, que visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de capacitar o consumidor celíaco e os seus familiares. A colaboração pretende promover, assim, o direito dos consumidores à informação e sensibilizar a sociedade para as características da doença celíaca. Com esta colaboração, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio, diálogo e partilha de informação.

O livro que surge deste projeto: “O Bando dos Celíacos – Aventuras com Barrigas Felizes”, conta a história de 4 crianças que descobrem que têm doença celíaca e aprendem a viver o seu dia a dia com normalidade, estando devidamente informadas, aprendendo a ler rótulos e descobrindo formas de viver com esta condição, evitando percalços desnecessários, resultantes de uma má alimentação. Este livro tem como objetivo oferecer um material informativo com o qual os pais de crianças celíacas possam explicar aos filhos como conviver com a doença ao longo da vida, com uma linguagem adaptada ao público infantil, carregado de ilustrações para tornar mais compreensível e divertido para os mais pequenos.

Mafalda Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Celíacos, destaca que “este livro explica de uma forma lúdica, através de um conto, aos mais novos o que é o glúten, a Doença Celíaca e como lidar com ela. Ao mesmo tempo também é uma importante ferramenta para ajudar os pais no processo explicativo, facilitando a comunicação com os filhos e aceitação por ambos da condição de saúde que, até ver, é para a vida.”

Para Ana Carreto, diretora de Relações Externas Centro de Portugal e Associações de Consumidores, “a Mercadona mantém firme o compromisso que assumiu junto a este coletivo de consumidores, há mais de 20 anos em Espanha e atualmente reforçado em Portugal. A criação de projetos como este ajuda-nos a concretizar os nossos objetivos na promoção da sensibilização dos diferentes aspetos relacionados com a doença celíaca e o acesso dos consumidores à informação sobre a mesma”.

O livro encontra-se disponível para download nos sites de ambas as plataformas (pode aceder aqui) e será distribuído juntamente com a revista da APC, Sem Glúten n.º 57. Ainda a partir do dia 1 de dezembro, e até ao final do ano 2021, todos os novos sócios, com idade até aos 12 anos, irão receber este livro com a sua inscrição.

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