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“Fast Heroes” lança desafio de Carnaval sobre AVC dedicado aos super-heróis lá de casa
terça-feira, 16 fevereiro 2021 11:36
O Carnaval está a chegar e a pandemia não deve ser motivo para não o celebrar. Durante a próxima semana, a campanha “Fast Heroes 112” incentiva todas as crianças e os seus familiares a assinalarem a data através da publicação de fotografias a usarem máscaras de super-heróis. Uma iniciativa que procura mobilizar os mais novos para a educação sobre os sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a necessidade de uma ação rápida, tornando os mais novos nos super-heróis lá de casa.
 

Para participar, basta tirar uma fotografia a usar uma máscara de super-herói e partilhá-la nas redes sociais com a hashtag #FastHeroesRecord, não esquecendo a identificação das contas oficiais da Fast Heroes de Portugal. Se não houver máscara, sempre se pode imprimir e recortar uma aqui.

Além deste desafio, está ainda em vigor uma campanha que pretende chegar ao maior número de pessoas a nível mundial e continuar a educar as famílias. Para isso, a meta é chegar a um recorde mundial oficial, criando o maior álbum de fotos online de pessoas com máscaras de super-heróis. Como tal, todas as fotografias partilhadas durante a próxima semana podem servir para um bem ainda maior. Para isso, basta aceder ao site oficial e enviar as fotografias se quiser, desde que sejam todas diferentes.

Jan Van Der Merwe, responsável pela campanha FAST Heroes, sublinha que “agora, mais do que nunca, torna-se crucial estimular as crianças, incentivando-as a aprender enquanto se divertem. Este desafio pretende assinalar uma data adorada por tantas crianças enquanto salvaguardamos a futura segurança dos seus avós”.

Atualmente, o AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos do conjunto de doenças cardiovasculares. Muitas vezes, isto significa, para uma criança, a perda de um dos avós devido a consequências que podem ser evitadas se os doentes conseguirem chegar ao hospital e receber o tratamento adequado a tempo.

No entanto, os doentes-alvo do AVC são, maioritariamente, pessoas com cerca de 70 anos, o que dificulta o alcance das campanhas de sensibilização. “Para contrariar isto, a campanha incentiva as crianças entre os 5 e os 9 anos a tornarem-se veículos de educação para os restantes familiares relativamente aos sintomas desta doença e à necessidade de uma ação rápida. Com a preciosa ajuda dos mais pequenos, o objetivo passa então por evitar que os doentes de AVC cheguem demasiado tarde ao hospital, uma vez que esta é a patologia mais suscetível de ser prevenida”, frisa Jan Van Der Merwe.

A iniciativa foca-se em três super-heróis reformados que têm o superpoder de ajudar a recordar os sintomas mais comuns do AVC, os 3 F: FACE que começa a descair de um lado, um braço que subitamente perde a FORÇA e não conseguir FALAR nem duas palavras.

Esta campanha foi desenvolvida em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia. E conta com o apoio da Organização Mundial de AVC, da Sociedade Portuguesa do AVC e da Iniciativa Angels.

Os materiais estão já disponíveis em várias línguas, incluindo o Português, sendo que a inscrição das crianças pode ser feita por um familiar ou educador neste site.

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