Siga as nossas redes sociais

Iniciativas
Imagem Desdobramento

Reabilitação cardíaca é o tema do próximo webinar da AADIC

Por: Rita Asseiceiro

terça-feira, 23 fevereiro 2021 11:50
A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) promove uma sessão online com o tema “A Reabilitação Cardíaca na Insuficiência Cardíaca”, esta quarta-feira, 24 de fevereiro, através de uma transmissão exclusiva no Facebook e site da AADIC. A iniciativa tem participação gratuita e é dirigida aos doentes, cuidadores e população em geral.
 

Em Portugal, de acordo com o relatório do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares 2017, apenas 8% dos doentes com enfarte do miocárdio tinham acesso a este tipo de reabilitação, ou seja, uma taxa bastante a baixo da taxa média de participação europeia que se situa acima dos 30%.

“A Reabilitação Cardiovascular permite aumentar a qualidade de vida, autonomia e confiança de doentes cardíacos através de programas de exercício físico. É um programa realizado com a supervisão de um médico, e com monitorização contínua. Qualquer doente com insuficiência cardíaca, independentemente da idade, pode e deve frequentar programas de reabilitação cardíaca adequados à sua condição clínica”, sublinha Maria José Rebocho, membro do conselho técnico-científico da AADIC.

A sessão online “A Reabilitação Cardíaca na Insuficiência Cardíaca”, decorre a 24 de fevereiro, com início às 21h00 e transmissão exclusiva no Facebook e site da AADIC. Conta com a participação de Miguel Mendes, cardiologista e diretor do Serviço e da Unidade de Reabilitação Cardíaca do Hospital de Santa Cruz e Instituto do Coração, de Sofia Santos e Mónica Neto, fisioterapeutas do Hospital de Santa Cruz, e de Sérgio Fonseca, enquanto doente em Reabilitação Cardíaca. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC, assume a moderação da sessão.

“Porque devo mudar a minha vida? Os medicamentos não são suficientes?”; Aula prática da Reabilitação Cardíaca: o que fazemos na realidade?” e “O que é que ganho em mexer-me estando doente e cansado?” são os temas em destaque nesta sessão.

Durante a transmissão, os doentes e cuidadores na assistência serão, ainda, convidados a partilhar dúvidas e pontos de vista com os oradores.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview