FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Opinião
Lançamos hoje o Movimento Doentes pela Vacinação
quarta-feira, 26 abril 2017 09:48
Por: Isabel Saraiva, vice-presidente da Respira e presidente da Fundação Europeia do Pulmão
Lançamos hoje o Movimento Doentes pela Vacinação
Embora esteja recomendada a grupos de adultos com risco acrescido, ainda são poucos os que estão imunizados contra a pneumonia. Uma doença que, em Portugal, mata um adulto a cada 90 minutos. Mais do que uma questão de acesso, as baixas taxas de imunização na idade adulta prendem-se, sobretudo, com a falta informação ou de prescrição. Para esclarecer, divulgar informação e sensibilizar a população, profissionais de saúde e governantes para este problema, lançamos hoje, dia 26 de abril, o Movimento Doentes pela Vacinação.

 

O Movimento Doentes pela Vacinação é uma iniciativa conjunta da Associação Respira, da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) e do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Um Movimento a que esperamos juntar em breve outras associações, sociedades científicas e população em geral, com o objetivo comum de alertar, informar e orientar.

 

Existe, desde 2015, uma Norma da Direção Geral da Saúde (DGS) que recomenda a vacinação antipneumocócica de grupos de adultos com risco acrescido de contrair doença invasiva pneumocócica (DIP). Apesar disso, ainda são poucos os que estão vacinados – um estudo recente mostra que 90% dos adultos acima dos 50 anos ainda não se vacinaram contra a pneumonia. A principal causa? Falta de indicação médica.

 

O médico não indica. O doente desconhece estar em risco e, consequentemente, não sabe que há solução.

 

Queremos consciencializar as pessoas dos riscos que correm, na maioria desnecessários porque, felizmente, há prevenção. A vacinação é um direito e a partilha de informação uma obrigação dos profissionais de saúde.

 

Será nossa missão divulgar o problema, para que doentes, profissionais de saúde e governantes optem por uma prevenção em plena consciência.

 

Aproveitando as celebrações da Semana Europeia da Vacinação (24 a 26 de abril), que este ano apresenta como lema "Vaccines work"/”As vacinas funcionam”, damos início ao Movimento que começará com a Respira, a FPP e o GRESP, mas que em breve se estenderá a outras entidades e associações de doentes. Será essa uma da nossas missões para as próximas semanas, a par de uma campanha de sensibilização a implementar junto de juntas de freguesia, centros de dia, lares e outros locais frequentados por doentes de risco.

Logo MOVA f0703

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview