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Opinião
Ter diabetes nesta época festiva
sexta, 29 dezembro 2017 11:44
Por: Jenifer Duarte, nutricionista Voluntária da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal
Ter diabetes nesta época festiva
Da Ceia de Natal até ao Dia de Reis, a nossa mesa da sala encontra-se sempre recheada, com opções que normalmente não primam por ser as mais saudáveis. Será que podemos ter uma alimentação equilibrada por estes dias? E no caso de quem tem diabetes, quais os cuidados essenciais?

 

De acordo com os dados mais recentes do Observatório Nacional da Diabetes, mais de um milhão de portugueses com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos tem diabetes, sendo que a diabetes tipo 2 representa 90% destes casos. Existem diversos fatores de risco que potenciam o aparecimento desta patologia, entre eles fatores que não podem ser controlados (a hereditariedade, a idade e fatores ambientais) e outros que dependem dos nossos comportamentos (o excesso de peso, o sedentarismo). Assim sendo, manter uma dieta alimentar saudável e a prática regular de atividade física são fatores fortemente associados à prevenção deste problema de saúde.

 

Sabemos que esta época festiva se encontra associada a alguns excessos, contudo fazendo um conjunto de pequenas alterações podemos ter refeições equilibradas e variadas, controlando a quantidade de sal, gorduras saturadas e açúcares refinados. A redução da ingestão de molhos traduz-se na diminuição da quantidade de gordura saturada ingerida, enquanto que a aposta em ervas aromáticas em substituição do sal vai dar um novo sabor aos alimentos. Mesmo durante a confeção dos pratos tradicionais, pode optar por confecioná-los de uma forma mais saudável – cozidos, grelhados ou a vapor. Como vê, existem várias opções!

 

Por exemplo, uma boa opção para começarmos a refeição é com uma sopa, com pouca batata e muitos vegetais, ou uma salada que inclua elementos de várias cores – alface, tomate, cenoura, etc. Em relação às bebidas, os conselhos mais importantes são evitar os refrigerantes e fazer um consumo moderado de bebidas alcoólicas, apostando em água e chás para hidratar ao longo do dia.

 

E relativamente aos doces e sobremesas? Como resistir?

 

A fruta é sempre uma boa opção após o prato principal, como o ananás ou abacaxi que têm baixo valor calórico e ajudam no processo da digestão. A alteração de algumas receitas dos doces tradicionais, fazendo a substituição do óleo alimentar por óleo de amendoim, a diminuição da quantidade de açúcar e gordura indicadas nas receitas e a utilização de leite magro ao invés de leite gordo, poderão ser alguns truques a aplicar ainda este ano.

 

A prática de atividade física também deve ser tida em consideração. Aproveite para sair de casa e passear com a família e queimar algumas calorias que ingeriu em excesso. Leve uma garrafa de água consigo e mantenha a hidratação ao longo de todo o dia.
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