FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Opinião
Mitos e nutrição
sexta-feira, 10 maio 2013 10:42
Por: Patrícia Almeida Nunes, dietista coordenadora do Serviço de Dietética e Nutrição do Hospital de Santa Maria
Mitos e nutrição

artigo PatriciaNunes 818e6A alimentação é um dos fatores que mais influenciam o bem-estar físico e psicológico. Nesta altura do ano, intensificam-se algumas práticas alimentares, com o objetivo de retificar os erros cometidos ao longo do ano. As ideias erradas sobre a alimentação são exploradas por vários meios, pelo que se torna necessária a sua desmistificação.


É importante ter noção de que uma alimentação equilibrada e saudável é aquela em que devemos comer de tudo, sem excessos nem carências. As representações gráficas, quer da roda dos alimentos, quer da pirâmide, são alguns bons exemplos práticos.


Principais mitos alimentares:

 

Hidratos de carbono e perda de peso
O arroz, a batata, a massa e as leguminosas são considerados hidratos de carbono ou glúcidos de absorção lenta, isto é, a sua digestão é realizada lentamente, o que produz uma sensação de saciedade por mais tempo. Estes são fundamentais num plano alimentar saudável e que vise a adequada perda de peso, contudo, devemos comê-los em quantidades moderadas, pelo que a sua eliminação do dia-a-dia não é recomendada.

 

Pão, bolachas e tostas só integrais
A fibra é fundamental numa alimentação equilibrada - esta ajuda a regularizar o trânsito intestinal e a dar saciedade. A maioria dos produtos ricos em fibra é tão ou mais calórica do que os considerados "normais". O pão com adição de sementes e frutos secos é mais rico em fibra e gordura, sendo esta uma gordura saudável, contudo, pode elevar o valor calórico do mesmo. No caso das bolachas e tostas, a escolha das "ricas em fibra" pode significar mais gordura (e, na maioria das vezes, pouco saudável) e, seguramente, mais calorias.

 

Os produtos light emagrecem
A maioria poderá ser um engano e, por outro lado, podemos ser levados a pensar: "Como é light, posso comer à vontade..." Desengane-se e esteja atento aos rótulos, a comparação lado a lado de produtos normais e light é fundamental para fazer a escolha mais acertada. Esteja atento à quantidade de açúcar, de gordura e de calorias.


Esteja especialmente atento às bolachas e aos iogurtes. As primeiras, por terem maior quantidade de fibra ("integrais") ou afirmarem não ter açúcar, têm quase sempre maior quantidade de gordura (saturada, que promove o aumento do nível do colesterol), e continuam a ser uma fonte de outros açúcares, nomeadamente de mel, frutose, maltose, galactose, xaropes, entre outros, que também fornecem as mesmas calorias que o açúcar tradicional – a sacarose. E os segundos que, apesar de serem 0% de gordura, puderam ser uma fonte de açúcar, pelo que não se espante de encontrar iogurtes com cerca de 4 pacotes de açúcar...

 

O melão tem muito açúcar
O consumo diário de fruta é muito importante, devemos optar pelas frutas frescas e da época. As frutas são, de facto, uma fonte de açúcar, vitaminas, minerais e fibra. Estas agrupam-se de acordo com o seu teor de açúcar, as mais açucaradas são as uvas, os dióspiros, as bananas e os figos, sendo que a meloa e o melão são frutas com um teor baixo em açúcar e logo também de calorias.

 

A água e os refrigerantes/sumos
A água não tem valor calórico e deve ser a nossa bebida de eleição. Esta deve ser ingerida diariamente, pois, é essencial à vida. Os refrigerantes com ou sem gás, ou os sumos são, na maioria das vezes, uma fonte de açúcares simples, aditivos e calorias.

 

O azeite não engorda
O azeite é uma gordura saudável, contudo, engorda tanto como as outras gorduras, pelo que deve ser utilizada em quantidades moderadas. Uma colher de sopa de azeite fornece cerca de 90 calorias!

 

Patrícia Almeida Nunes, dietista coordenadora do Serviço de Dietética e Nutrição do Hospital de Santa Maria

 

Texto publicado no Jornal de Saúde Pública, 4 de maio 2013

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview