FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Opinião
Há alimentos que reduzem eficazmente o colesterol em apenas 3 semanas
quinta-feira, 16 maio 2013 10:21
Por: Helena Cid, nutricionista
Há alimentos que reduzem eficazmente o colesterol em apenas 3 semanas

Há alimentos que reduzem eficazmente o colesterol em apenas 3 semanasNos países ocidentais, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte. Níveis elevados de colesterol no sangue são um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento destas doenças. Os dados em Portugal não são animadores. Sabe-se que cerca de 70% da população portuguesa adulta tem o colesterol elevado, ou seja, duas em cada três pessoas têm o colesterol elevado.

 


A boa notícia é que reduzir o colesterol total e o mau colesterol é mais fácil do que imagina. Atualmente, a alimentação tem um lugar de destaque no campo da prevenção deste tipo de doenças. Exemplo disso são os esteróis vegetais. Está cientificamente comprovado que os esteróis vegetais reduzem ativamente o colesterol total e o colesterol LDL. Os alimentos enriquecidos com esteróis vegetais são considerados alimentos funcionais.

 


Estes são idênticos aos seus congéneres tradicionais, têm a mesma função, contudo, têm efeitos benéficos comprovados cientificamente por um grupo de investigadores da E.F.S.A. (European Food Safety Agency) e posteriormente aprovados pelas entidades reguladores da União Europeia. Mais de 85 estudos clínicos avaliaram a eficácia e a segurança dos esteróis vegetais na redução do colesterol.


Os alimentos enriquecidos com esteróis vegetais são adequados para todos os que necessitem de reduzir o colesterol total e o colesterol LDL (mau colesterol) e ficou comprovado que os alimentos enriquecidos com esteróis vegetais reduzem ativamente o colesterol, de 7 a 10%, em 2 a 3 semanas. Estudos demonstram que esta redução pode ser bastante superior se estes alimentos forem consumidos no âmbito de uma alimentação variada e equilibrada e de um estilo de vida saudável.


Os esteróis vegetais não têm qualquer interação com os medicamentos, mesmo com aqueles que são indicados para a redução do colesterol. De qualquer forma, neste caso, deverá aconselhar-se com o médico, de forma a ajustar as doses.
O reconhecimento destes alimentos funcionais na redução do colesterol e do mau colesterol é unânime e são largamente recomendados pelos profissionais de saúde. Várias instituições, a nível mundial, como a Federação Mundial do Coração, e europeu, como a Sociedade Europeia de Cardiologia, recomendam o seu uso destes alimentos.


A Organização Mundial de Saúde estima que 80% das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas com a adoção de uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. Fazer a escolha correta dos alimentos, apostar na variedade e adotar estilos de vida mais saudáveis são temas que estão na ordem do dia e em especial no Mês de Maio, conhecido pelo Mês do Coração.


Aproveite este Mês de Maio para dedicá-lo ao seu coração!

 

Helena Cid, nutricionista

 

Texto publicado no Jornal de Saúde Pública, 4 de maio 2013

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview