FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Opinião
É possível alinhar os dentes durante a gravidez?
sexta-feira, 21 fevereiro 2020 10:38
Por: César Kelly Pimentel, médico dentista e fundador da Twist Clinic
É possível alinhar os dentes durante a gravidez?
O período de gestação é um dos momentos mais marcantes e inesquecíveis na vida de uma mulher. A chegada de um novo membro à família é motivo de muitas alegrias, mas também de muitos receios e preocupações. Durante os nove meses de desenvolvimento do feto é necessário um cuidado redobrado em relação à saúde da gestante, incluindo a sua saúde oral.
 
São ainda muitas as dúvidas que surgem relativamente às práticas de higiene oral e aos cuidados extra a ter durante este período, muitas vezes potenciadas por mitos, como a possibilidade de o bebé retirar cálcio à mãe. Que tipos de tratamentos dentários podem ser realizados durante a gravidez? Podem as grávidas usar aparelho para alinhar os dentes?
 
Seja pelos benefícios funcionais, seja pela estética, sim, as grávidas podem alinhar os dentes e devem fazê-lo. Desde que sejam tomadas todas as precauções necessárias, especialmente na realização de exames, como é o caso do raio-x, não existe risco associado ao alinhamento dos dentes durante o período de gestação, só existem vantagens.
 
Para garantir o máximo de segurança e comodidade na realização do tratamento, o procedimento mais aconselhado é com alinhadores removíveis. O facto de permitirem que a grávida faça a troca dos alinhadores em casa, de forma autónoma, permite reduzir o número e a duração das consultas de manutenção, poupando muito tempo em deslocações e trazendo maior comodidade. Além disso, por serem removíveis, permitem que a grávida satisfaça todos os seus “desejos”, uma vez que não coloca restrições alimentares e, acima de tudo, possibilita a realização de uma higiene oral correta, algo ainda mais importante nesta fase da vida.
 
As alterações hormonais são responsáveis por várias mudanças na boca da gestante, aumentando a propensão para o surgimento de problemas orais, como cáries ou sangramento gengival, situações frequentes e que podem causar algum desconforto - e até dor. Por isso, é fundamental que exista o acompanhamento de um médico dentista durante toda a gravidez, sendo até recomendada a realização de uma consulta antes do início da gestação, para avaliar o estado geral da boca e realizar algum tratamento mais invasivo nesse momento, como uma cirurgia ou extração de dentes do siso.
 
Durante os nove meses, com os dentes e gengivas mais sensíveis, é necessário ter atenção e cuidados redobrados de higiene oral. Para evitar o aparecimento de problemas durante a gravidez é fundamental escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, aplicar o fio dentário, sem pressionar excessivamente as gengivas, e escolher uma pasta dentífrica adequada, que funcione enquanto agente protetor e dos dentes e gengivas. Além disso, é importante seguir uma alimentação equilibrada, bem como visitar o médico dentista regularmente, de forma a antecipar qualquer problema que possa surgir e, caso seja necessário, tomar a medicação adequada para cada situação, sem nunca colocar em risco o desenvolvimento de uma gravidez saudável.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview