Siga as nossas redes sociais

Opinião
O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

Por: Isabel Saraiva

quarta-feira, 17 novembro 2021 10:14
Leia a opinião de Isabel Saraiva, presidente da Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA), relativamente ao Dia Mundial da DPOC.

 

A DPOC tem o seu dia mundial todos os anos em novembro. Por vezes, ouvem-se críticas aos dias mundiais: “mais um dia mundial”, “não servem para nada”; “ninguém liga” e mais um conjunto de comentários negativos, que desvalorizam as patologias, as pessoas que sofrem com elas e também os profissionais, que nos serviços de saúde, na academia e nas empresas, trabalham, investigam e inovam, para que a vida dos doentes possa ter mais qualidade.
 
A DPOC é, como o seu nome indica uma patologia da área respiratória e crónica. O seu diagnóstico altera para sempre a vida dos que dela sofrem.
 
Maioritariamente causada pelo tabaco, embora certas atividades profissionais também por ela sejam responsáveis, bem como a má qualidade do ar, interior e exterior, a DPOC encontra-se sub-diagnosticada o que significa que os cuidados médicos adequados não são prestados, a qualidade de vida degrada-se de forma significativa, tornando os mais simples gestos do quotidiano, um tormento de fadiga e frustração.
 
Um diagnóstico precoce que reconhece os fatores de risco e os sintomas, uma avaliação cuidada que contemple por exemplo os hábitos tabágicos e uma gestão proactiva do tratamento, envolvendo os doentes e os seus cuidadores, são etapas que devem estar presentes no percurso das pessoas com DPOC.
 
Sendo a DPOC uma doença respiratória crónica, apresenta diversos graus de gravidade, e consequentemente de formas de avaliação e tratamento.
 
Uma das formas mais eficazes de tratamento que permite uma qualidade de vida satisfatória é a oxigenoterapia nas suas diferentes especificidades.
 
Além do bem-estar, da autonomia que dá qualidade de vida, a oxigenoterapia contém vertentes próprias cuja responsabilidade recai sobre as instituições fornecedoras e que interessa realçar. Estas   vão desde os requisitos técnicos relacionados com a instalação do equipamento, com a explicação detalhada e ensino de utilização do mesmo, à informação pormenorizada dos riscos que a utilização do oxigénio comporta.
 
Simultaneamente com o cumprimento dos requisitos técnicos, ações minuciosas em matéria de informação, treino e educação das pessoas com doença e dos seus cuidadores são implementadas de forma a garantir o uso correto do material e a adesão ao tratamento, fator crítico de sucesso.
 
A oxigenoterapia que começou a ser utilizada em Portugal no início dos anos 80, rapidamente se revelou eficaz e de grande, embora assimétrico, crescimento.
 
Para as pessoas com DPOC, a existência deste tratamento e as vantagens a ele associadas, são muito significativas.
 
Por isso, no Dia Mundial da DPOC, valorizamos e agradecemos aos profissionais da saúde e às empresas que nos cuidam e nos fornecem os meios para que as nossas vidas prossigam com o conforto e o equilíbrio, que de outra forma não estariam presentes.

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview