Siga as nossas redes sociais

Opinião
Sociedade saudável, integrada e sustentável

Sociedade saudável, integrada e sustentável

Por: Pedro Marques

terça-feira, 28 fevereiro 2023 11:26

Leia o artigo de opinião da autoria de Pedro Marques, CMO and Global Expansion Director TOMI, a propósito da adoção de hábitos saudáveis individuais que promovem a sustentatibilidade global. 

 

Todos os inícios de ano são marcado por, muitas pessoas, começarem novas dietas alimentares e iniciarem um estilo de vida mais saudável. Apesar de ser uma resolução de ano novo, um estilo de vida saudável deve manter-se durante todo o ano, e fazer parte da vida de todos.
 
Para uma sociedade saudável é essencial que todos os seus participantes possuam um leque de valores sendo um deles a saúde. Também uma boa comunicação, um espírito de cidadania, boa partilha de informação, e respeito pela pelo espaço dos outros e pelo espaço comum. Nas grandes cidades existem, sobretudo, grandes aglomerados de população que vivem o quootidiano de forma muito acelerada e debaixo de muito stress, não tendo tempo para cuidar de alguns aspetos de saúde nem de convívio com os seus vizinhos e/ou familiares. 
 
Existem ainda fatores, que dependem mais de entidades governamentais, tais como: educação de qualidade, habitação adequada e segura, oportunidades de emprego e formação profissional, acesso a transportes públicos e oportunidades recreativas, ambientes físicos saudáveis, limpos e seguros, educação para a saúde e acesso aos cuidados de saúde (Norris, Lampe, 1994). Independentemente destes últimos fatores, mais sob a égide do poder central, as comunidades e indivíduos devem tomar as iniciativas que estão ao seu alcance para promover a sua saúde e da comunidade. 
 
Dentro deste contexto, e para ser possível alcançar um ambiente saudável e promover comunidades urbanas sustentáveis e felizes, é necessário que existam algumas práticas básicas, para que se possa viver com uma “mente sã em corpo são”.
 
Como muitos estudos mostram, na vida profissional um dos fatores essenciais para ter êxito, para além de uma boa educação e formação, e as capacidades técnicas e pessoais do indivíduo, é a saúde. Uma boa saúde permite ter energia e capacidade de manter um bom ritmo de trabalho, sem absentismo, com resiliência, sendo a base de uma vida profissional contínua e em progressão.
 
Exercício Físico:
Cada vez mais pessoas têm praticado atividade física, mas grande parte da população ainda não pratica exercício físico regularmente, uma vez que ainda está presente a ideia que a prática de atividade física é, sobretudo, para perder peso ou para atletas.
 
No entanto, o exercício físico é fundamental para um cérebro mais ativo e para inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas. Alguns dos benefícios associados que podemos enumerar são: 
  • redução da pressão arterial;
  • ajuda no controlo da glicemia e, consequentemente, reduzir o risco de diabetes;
  • ajuda no fortalecimento dos ossos e articulações, permitindo uma melhor forma do corpo e evitar lesões e fraturas.
 
A prática de exercício físico aumenta também a força e resistência muscular, proporcionando uma maior capacidade de energia no dia-a-dia, permitindo a sensação de bem-estar e autoconfiança. 
 
Uma das vantagens é ajudar a reduzir o stress e ansiedade permitindo a um estado mental bem mais produtivo reduzindo a carga de nervosismo. O exercício físico ajuda também a reduzir, e melhorar, os sintomas da ansiedade e depressão, dado que gera serotonina e ajuda a melhorar o humor. A melhoria dos padrões de sono, do apetite e do ritmo cardíaco, e da memória também se encontram associados com a prática de exercício físico, promovendo boa disposição e uma melhor vida em comunidade. O fortalecimento do sistema imunológico, de quem faz exercício, fica também melhor preparado para resistir a cargas virais, como gripe ou quaisquer outros tipos de infeções patológicas que estão presentes na nossa vida quotidiana.
 
Para as crianças, a prática de exercício físico tem uma ação direta na melhoria do desempenho escolar, uma vez que ajuda a melhorar a capacidade de retenção do conhecimento, incrementando a vontade de estudar e diminuindo a sensação de fadiga.
 
Muitas vezes, o problema na prática de exercício físico está no como começar, mas existem várias formas para se saber como. Não é necessário começar logo num ritmo exigente, mas sim num ritmo onde a pessoa se sente confortável e que consiga mantê-lo por um longo período de tempo. Assim, pode começar por caminhadas em parques naturais, numa fase inicial. À medida que o gosto pelo exercício vai aumentando, as pessoas podem ir aumentado a dificuldade e procurar outras formas de exercício, como corridas ou frequentar ginásios, onde a oferta é maior.
 
Iniciar e ter a informação de bons locais que permitam a atividade física estão assim a um toque de distância. Nos dias de hoje toda a informação sobre como e onde iniciar a atividade física está disponível na internet, nos smartphones ou em equipamentos de informação urbana localizados nas cidades. 
 
Convívio com a Natureza:
O exercício físico pode ser praticado em vários locais, seja em espaços fechados, como ginásios ou estúdios, ou então em espaços abertos, perto da natureza. A experiência do exercício físico junto à natureza, permite respirar ar puro, potenciando ainda mais todos os benefícios do exercício físico, devido a uma melhor qualidade de oxigénio durante o tempo de prática de atividade física. 
 
A prática em ambientes ao ar livre é o recomendável, pelos benefícios que tem, devendo procurar locais ao ar livre, como trilhos, pistas descobertas, parques naturais com espaços próprios para prática de exercício. Isto torna-se importante, sobretudo nas grandes cidades, onde o contacto com ambientes de natureza é de extrema importância, para ter um contacto com a natureza, e não estar sempre no envolvimento de espaços com muitos edifícios e trânsito, onde existem apenas algumas árvores. No uso de parques, é possível não estar tão exposto à poluição do ar e aos ruídos caraterísticos das cidades.
 
Assim, enumeramos algumas das áreas que consideramos fundamentais para que exista uma comunidade saudável, em ambiente urbano ou rural, saudável e sustentável.
 
Alimentação Equilibrada
 
A prática de exercício físico está interligada com uma alimentação equilibrada, que permite manter um estilo de vida saudável. 
 
Para tirar o máximo de proveito da prática de exercício físico, uma boa alimentação é essencial. Deve assim primar-se por uma alimentação rica e variada, com a presença das várias vitaminas e minerais, e o consumo de proteínas (como por exemplo, carnes brancas e ovos) e hidratos de carbono simples, evitando o consumo excessivo de sal, açúcar e gorduras. 
 
Atualmente, é fácil encontrar informação fiável nos vários dispositivos de informação tecnológica atuais. Para a prática de uma alimentação saudável, é necessário ter em conta quais os tipos de estabelecimentos a escolher e saber ler os rótulos dos alimentos nos supermercados. O acesso a informação e conselhos também pode ser obtido nos equipamentos de informação urbana, disponíveis nas cidades. 
 
Assim, para a existência de uma sociedade saudável, integrada e sustentável a prática de exercício físico e adotar uma alimentação saudável e equilibrada, é essencial.

 

PUBLICIDADE

© 2023 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview