Siga as nossas redes sociais

Saúde e Bem-estar
Imagem Desdobramento

No dia da grávida: cinco dicas para gerir o stress durante a gravidez

Por: Carolina Ajuda

quinta-feira, 09 setembro 2021 13:20
Durante a gravidez as mudanças repentinas na vida da futura mãe são inúmeras, seja no trabalho, no corpo, ou mesmo no dia-a-dia. Assim, é expectável que haja um aumento nos níveis de stress, o que poderá ser prejudicial para o bebé.

 

No Dia da Grávida, a BabyLoop, plataforma online de revenda de artigos de puericultura, reuniu cinco formas de combater o stress da gravidez:
 
1. Priorizar o descanso: pode ser difícil manter uma rotina de sono saudável com um corpo em constante mudança, mas esta deve ser uma prioridade. Apesar destas complicações é fundamental dedicar entre 7 a 9 horas de sono por noite, pois descansar bem não só promove uma boa Saúde Mental, mas também física. Ao manter hábitos de sono saudáveis estará a contribuir para uma redução dos níveis de stress da gravidez durante o dia.
 
2. Praticar self-caregarantir que existe tempo para relaxar é fundamental, seja através da leitura de um livro ou ainda a ouvir música calmante. Verificar que existem sempre algumas horas durante o dia para estas atividades pode, não só reduzir o stress, como também promover um ambiente calmo para o bebé.
 
3. Praticar exercício regularmente: a prática de exercício físico durante a gravidez tem vários benefícios, para além de ajudar a gerir melhor o stress, também promove uma boa rotina de sono, e ainda melhora a saúde física e mental. Basta dedicar meia hora por dia a exercícios como aeróbica, encontrando uma atividade que a futura mãe possa realizar com segurança e se sinta confortável.
 
4. Contar com o apoio de outros: os amigos e a família também podem ser uma boa forma de ajudar a reduzir o stress. É fundamental contar com o apoio de outros para aligeirar o impacto emocional, geralmente associado a esta nova etapa da vida.
 
5. Poupar e gerir as finanças familiares: é importante que, durante ou antes da gravidez, haja uma grande componente de planeamento em termos financeiros. A chegada de um bebé representa um grande peso monetário para os pais. Neste sentido, deve-se procurar reduzir o stress ao poupar quando possível, por exemplo, através da aquisição de bens de puericultura em segunda mão.

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview