Siga as nossas redes sociais

Saúde e Bem-estar
Imagem Desdobramento

Saiba qual é a melhor altura do dia para praticar exercício físico

Por: Carolina Ajuda

terça-feira, 23 novembro 2021 09:38
Um novo estudo, realizado por uma equipa de investigadores holandeses, apurou que os treinos realizados da parte da tarde têm um impacto positivo nos benefícios metabólicos, principalmente em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 e de obesidade.

 

A investigação, que analisou homens em risco ou com diagnóstico de diabetes tipo 2, concluiu que os voluntários que se exercitaram à tarde registavam benefícios metabólicos superiores, melhor desempenho nos exercícios e uma maior perda de massa gorda, comparativamente com os indivíduos que se exercitaram de manhã.
 
Por enquanto, os investigadores admitem que não sabem exatamente o porquê de o treino à tarde levar a melhores resultados, porém presumem que tal resulta de uma combinação de fatores, mais precisamente a fisiologia humana e o tempo biológico.
 
"O nosso corpo tem um relógio biológico e este regula muitos processos no corpo e esses processos têm um ritmo. Alguns deles são bem conhecidos, como a temperatura corporal e a pressão arterial", disse, à CNN, o líder do estudo professor na Universidade de Maastricht, na Holanda, Patrick Schrauwen.
 
O relógio biológico dos seres humanos também afeta o metabolismo, sendo que o corpo queima gordura ou hidratos de carbono em momentos específicos.
 
Adicionalmente, o consumo de alimentos é outro elemento a ter em conta, bem como as temperaturas corporais mais elevadas à tarde, porque ajudam no desempenho muscular.
 
De acordo com os investigadores, entre os participantes do estudo que eram obesos ou em risco de diabetes tipo 2, os processos de queima de gordura eram mais ativos à tarde.

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview