FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde Pública
“As vacinas resultam”, lembra a OMS
sexta, 28 abril 2017 15:29
De 24 a 30 de abril, assinalou-se a Semana Europeia da Vacinação, iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de sensibilizar e aumentar a cobertura das vacinas. “As vacinas resultam” é o tema da campanha da OMS, que visa alertar para a importância da vacinação em todo o ciclo de vida.

 

A implementação generalizada de programas de vacinação nos últimos 30 anos levou a uma dramática redução da mortalidade e nas sequelas de doenças que, anteriormente, eram muito frequentes, de acordo com informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNSN). A Região Europeia da OMS foi certificada como livre de poliomielite em 2002 e os casos de sarampo na região foram reduzidos em mais de 90% entre 1993 e 2007. Cabe aos profissionais de saúde reforçar junto da população a segurança e o benefício das vacinas na preservação da saúde das crianças e da população em geral.

 

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou, no início do ano, uma campanha para promover a importância da vacinação ao longo do ciclo de vida e para divulgar as principais alterações introduzidas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), que entrou em vigor no início de 2017. Ancorada em duas ideias essenciais – “Vacinas para a vida” e “Vacinar é proteger” -, a campanha da DGS pretende demonstrar a importância da vacinação ao longo do ciclo de vida, a proteção e segurança das vacinas, tendo em conta a alteração relativa à idade em que se vacina contra o tétano, e também, para as raparigas, da vacinação contra o vírus do papiloma humano (VPH), sublinhando a proteção e imunidade que a grávida dá ao bebé.

 

A vacinação deve ser entendida como um direito e um dever dos cidadãos, que devem participar ativamente na decisão de se vacinarem, com a consciência de que estão a defender a sua saúde e a saúde pública e a praticar um ato de cidadania.
© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview