FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde Pública
Preservativo: usar ou não usar ainda é uma questão. Mas não devia ser.
quinta-feira, 30 novembro 2017 12:38
Portugal é o segundo país da União Europeia com mais novos casos de VIH/SIDA e a maioria acontece através de relações sexuais desprotegidas. De acordo com os dados apresentados em janeiro, pelo Programa Prioritário para a área da Infeção VIH, SIDA e Tuberculose, em 2016 foram registados 841 novos diagnósticos de VIH e 161 de SIDA. Neste contexto, é importante lembrar o papel crucial que o preservativo assume na luta contra o VIH.

 

Em Portugal, ao abrigo do Programa Nacional para as Infeções VIH, Sida e Tuberculose, foram distribuídos um total de 4,7 milhões de preservativos masculinos, em 2016, a maioria em estabelecimentos públicos de Saúde. Ainda assim, o relatório “A Saúde dos adolescentes Portugueses em tempos de recessão” revela que cerca de 30% dos jovens inquiridos não utilizou preservativo na primeira relação sexual, um número que sobe para perto de 55% no que se refere à utilização na última relação sexual. Destes, 42% referiram “não ter pensado nisso”, enquanto 31% confessaram não terem um preservativo consigo.

 

Os dados colocam Portugal na sétima posição da tabela “Health Behavior in School-Aged Children” que analisou 39 países da Europa. O primeiro lugar é ocupado pela Suíça, o país da Europa onde os jovens de 15 anos mais utilizam o preservativo, seguida pela Grécia e a Ucrânia, sendo a Polónia a nação onde o preservativo é menos comum.

 

Em declarações ao jornal Expresso, à data da publicação dos resultados, Gonçalo Lobo, presidente da Associação Abraço referiu que “depois de um esforço enorme”, a palavra preservativo está finalmente “presente no vocabulário”. “As pessoas hoje não têm pudor em falar disso, os jovens compram-nos no supermercado sem problemas de maior, as famílias adquirem-nos nas consultas de planeamento familiar. E, no entanto, a utilização continua aquém do esperado”, concluiu.

 

Para o psicólogo clínico, o problema está no facto de o trabalho se ter centrado no aumento do conhecimento, deixando de lado a perspetiva emocional. “Saber usar o preservativo do ponto de vista meramente físico não significa saber utilizá-lo no contexto de uma relação”, explica. Assim, o especialista considera que uma abordagem afetiva e emocional, ajudaria a incrementar a resiliência.

 

O problema vai mais longe e não se limita aos jovens: um estudo internacional, divulgado em setembro no jornal The Lancet, coloca Portugal entre os países europeus com mais novos casos de VIH entre pessoas com mais de 50 anos. Com seis casos por cada 100.000 cidadãos com mais de 50 anos, o país surge no quarto lugar da tabela, embora tenha diminuído o número global de pessoas mais velhas infetadas. Neste sentido, Lara Tavoschi, a principal autora do estudo chamou a atenção para “uma clara necessidade de criar programas de prevenção completos, incluindo educação, acesso a preservativos, facilidade nos testes e tratamentos virados para adultos mais velhos em toda a Europa”.

 

Usar preservativo não pode ser uma questão.

 

Marca de preservativos assinala efeméride nas redes sociais
No Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a marca de preservativos da Beiersdorf inaugura uma página no Instagram com 5.000 posts com 5.000 mil nomes - cada um escrito dentro de uma ilustração de um preservativo. Estes nomes - nomes próprios de cidadãos portugueses registados no Instituto dos Registos e do Notariado - representam de forma simbólica as cerca de cinco mil pessoas que, de acordo com um estudo levado a cabo por especialistas portugueses, em articulação com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, estão infectadas pelo VIH e não sabem. Na página @5kVidas a Harmony convida os utilizadores a procurar o seu nome e de amigos que possam estar em risco com a #protegete[nome], partilhar o post e convidar a fazer o rastreio, que é gratuito e confidencial.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview