FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Presidente APP sublinha importância do podologista nas equipas médicas no futebol
quarta-feira, 28 agosto 2013 14:48

Manuel Azevedo Portela presidente da APP eac42As épocas desportivas começaram renovando-se assim a certeza de que a prática de desporto pode originar lesões de gravidade variável, que devem ser tratadas adequada e rapidamente. No caso específico do futebol, um atleta com problemas nos pés diminui a sua atividade, perdendo-se a progressão e a forma física alcançada, e chega muitas vezes ao abandono da modalidade.

 


"O tipo de calçado utilizado no futebol, por exemplo, está fortemente associado ao aparecimento de algumas lesões", explica Manuel Portela, presidente da Associação Portuguesa de Podologia (APP). As chuteiras possuem pitões na sola cuja finalidade é aumentar a aderência dos pés ao piso. "No entanto, este tipo de calçado aumenta significativamente o stresse no joelho e no tornozelo, já que o pé fica, firmemente, fixado ao solo", prossegue, clarificando que "a ausência de pitões na zona média do pé é um dos principais fatores que se associa ao aparecimento das fraturas de stresse ou de fadiga do médio-pé".


Este é apenas um dos motivos pelos quais "a inclusão da podologia dentro do amplo campo do desporto é essencial na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da patologia do pé, assim como da orientação do tipo de calçado desportivo adequado a cada pé e a cada modalidade desportiva", afirma Manuel Portela, que frisa ter observado "uma preocupação crescente dos atores na área do futebol na inclusão de podologistas no departamento médico, nomeadamente, em clubes como o Futebol Clube do Porto, o Sporting Clube de Braga, o Vitória Sport Clube, entre outros".


O reconhecimento da podologia no mundo do desporto, designadamente no futebol, é hoje, aliás, uma realidade mundial. Um dos exemplos mais relevantes é o FC Barcelona, onde colaboram podologistas há mais de 25 anos. O próprio clube promove formação especializada na área da podologia desportiva para os especialistas da área a nível internacional.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview