FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Estudo: adoçantes podem ajudar diabéticos a controlar nível de glicémia
terça-feira, 10 setembro 2013 11:27

adocantes 99d23Os adoçantes sem ou com baixas calorias podem desempenhar um importante papel no controlo do peso, conforme demonstram estudos científicos recentes. Segundo os autores do artigo "The Role of Low-calorie Sweetneres in Diabetes", publicado na revista científica US Endocrinology, o uso de adoçantes sem ou com baixas calorias "pode ajudar as pessoas diabéticas e pré-diabéticas a controlarem os níveis de glicémia e a perda de peso corporal".


De acordo com esta publicação, em 2030 haverá mais de 500 milhões de pessoas no mundo com diabetes tipo2, que para além do impacto na saúde e na qualidade de vida das pessoas, irá acarretar elevados custos para os diferentes sistemas de saúde mundiais.


Os autores do artigo, cujas conclusões foram publicadas na revista sobre nutrição e atividade física da Coca-Cola, recordam que um dos aspetos que mais se relaciona com a diabetes tipo2 é o excesso de peso. De facto, em doentes diabéticos que perderam peso e conseguiram mante-lo, observou-se uma remissão da doença.


Os adoçantes, sem ou com baixas calorias, oferecem uma alternativa aos açúcares adicionados e podem ajudar a controlar o valor energético dos alimentos e bebidas. Para além disso, são usados com frequência para reduzir a ingestão de calorias, podendo contribuir para os esforços de perda ou manutenção do peso.


Por outro lado, e segundo o artigo da US Endocrinology, o uso destes produtos também pode ajudar a controlar a hiperglicemia reativa em pessoas sem diabetes tipo2. Para estes doentes, o consumo excessivo de açúcar pode levar a um aumento de produção de insulina, que poderá originar complicações de saúde graves.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview