O prémio é atribuído pela Fundação Sunstar, em colaboração com a Federação Internacional de Higienistas Orais e o International Journal of Dental Hygiene, desde 2007. O Projeto SOBE concorreu com mais de 60 projetos oriundos de todo o mundo. A cerimónia decorreu o 19º Congresso da Federação Internacional de Higienistas Orais, realizado na Cidade do Cabo, África do Sul.
Criado em 2012, o SOBE tem como objetivo divulgar a saúde oral, aumentar o número de parcerias com as escolas e outras instituições e subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças. No âmbito deste projeto foi criado um conjunto de materiais para sensibilizar os estudantes e os educadores, de modo a explorarem o mundo da saúde oral.
O material educativo foi distribuído pelas 2390 bibliotecas escolares da RBE, 40 das quais em Timor. Mais de 800 projetos educativos foram criados por diversos profissionais de áreas distintas, que ensinaram a ler, a escrever, a pintar, a representar, a cantar, entre outras atividades, sempre com a saúde oral como tema de base.