FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Novas competências para os técnicos de ambulância
quinta-feira, 27 dezembro 2012 15:13

INEM artigoFoi publicado um despacho no Diário da República, que indica as novas competências dos técnicos de ambulância de emergência (TAE), as quais eram exclusivas de médicos e enfermeiros.

 

Segundo o despacho, assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Fernando Leal da Costa, os TAE vão poder dar medicamentos às vítimas, mas com supervisão médica, através dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Para além de poderem administrar medicação, os TAE podem atuar em situações em que a sua falta coloque em risco a vida da vítima. Foi criada uma tabela com procedimentos adequados a determinadas situações.

 

Em declarações ao Diário de Notícias, José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, disse que "haverá uma melhoria na formação dos técnicos de ambulância, que trará benefícios às vítimas em situação de risco de vida e em que não é provável que a assistência médica chegue a tempo". Por seu turno, Germano Couto, bastonário da Ordem dos Enfermeiros, afirmou ao mesmo jornal que o despacho é "contraproducente e coloca em causa a segurança dos cidadãos".

 

Fonte: Diário de Notícias

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview