FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Cancro da próstata: método de tratamento evita cirurgia
sexta-feira, 28 dezembro 2012 15:31

cirurgiaoÉ caro e apenas pode ser usado numa fase inicial da doença. São duas condicionantes de um tratamento para o cancro da próstata desenvolvido pelo urologista Paulo Corceiro no Hospital Privado de Santarém. Tem, no entanto, a vantagem de evitar a cirurgia convencional e não afetar o desempenho sexual que, em muitos casos, atinge os homens que fizeram cirurgia convencional para tratar o cancro da próstata.

 

O método usado denominado braquiterapia consiste na colocação de implantes radioactivos na próstata, que vão eliminar as células malignas do cancro. Em entrevista ao jornal O Mirante, Paulo Corceiro, que é responsável pelo serviço de Urologia do Hospital Privado de Santarém, explicou que "parecem umas sementes de material radioactivo que ficam a fazer radiação local na próstata durante cerca de seis meses". Desta forma, o cancro é debelado com menos agressividade e sem algumas eventuais consequências da cirurgia.

 

Por ter custos elevados é uma técnica que não se encontra acessível na maioria dos hospitais públicos. Por exemplo, no Hospital Privado de Santarém custa 11.500 euros e só as sementes radioactivas, que por norma são importadas da Alemanha, custam em média 4 mil euros por cada doente.


A braquiterapia nasceu há cerca de 10 anos nos Estados Unidos da América, é feita com recurso a anestesia geral, pode durar entre 45 minutos a uma hora e o doente tem alta no dia seguinte.


Fonte: O Mirante
Foto: freedigitalphotos.net

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview