FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Campanha alerta para o perigo de conduzir com sono
segunda-feira, 30 setembro 2013 10:31

artigo sono 119ee bb8de"Se conduzir não dê boleia ao sono" é o nome de uma campanha que pretende alertar para os perigos da sonolência ao volante, sobretudo os condutores profissionais. Arranca dia 3 de outubro no Porto, com a partida do Wake Up Bus. Este autocarro, após passar por Lisboa, vai percorrer a Europa com destino a Bruxelas, parando em 11 cidades dos 15 países que aderiram à iniciativa.


O projeto e a sua coordenação é da presidente da Associação Portuguesa de Sono (APS), psiquiatra e especialista em doenças do sono, Marta Gonçalves, em cooperação com a Sociedade Europeia do Sono (European Sleep Research Society).


No local da partida vai ser montada uma tenda com um simulador de capotamento, para todos os interessados experimentarem uma das consequências de adormecer ao volante. O simulador tem também como objetivo ajudar a preparar as pessoas para se "defenderem" de uma situação dessas. Em simultâneo vão decorrer rastreios para avaliar o grau de sonolência excessiva e o risco de sofrer de apneia do sono.


Na chegada a Lisboa, no mesmo dia, vão também decorrer rastreios na Praça do Rossio e distribuição de informação.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview