FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Universidade do Minho lança primeiro doutoramento em optometria
sexta-feira, 11 outubro 2013 11:30

Consulta 14e74A Universidade do Minho anunciou em comunicado que reforça a aposta na optometria com o lançamento do primeiro doutoramento no país nesta área. A instituição diz em comunicado ser um passo "estratégico para formar quadros avançados e evitar a sua fuga para outros países". A Escola de Ciências da Universidade do Minho licenciou quase dois terços dos optometristas em Portugal nos últimos 25 anos, além de dezenas de mestres.

 

 

Este ano letivo, as 60 vagas da licenciatura em optometria voltaram a ser preenchidas na primeira fase e com a melhor média do país. Por outro lado, a UMinho organiza há uma década o Congresso Internacional de Optometria, um dos principais na Europa, com mais de 500 participantes de vários continentes a cada ano. Destaca-se também a nível europeu com quase 200 artigos na área em revistas internacionais desde 2000, citados cerca de 1500 vezes. A juntar a tudo isto, o seu Centro de Física, considerado "excelente" pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e o Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab) lideram projetos apoiados pela tutela, pela União Europeia e por empresas portuguesas e multinacionais.

 

A optometria surgiu em Portugal nos anos 1970, com escolas profissionais a prepararem os primeiros optometristas. No fim dos anos 80 nasceram dois cursos universitários derivados das licenciaturas em Física Aplicada, no Minho (Braga) e na Beira interior (Covilhã), cujas academias entretanto também abriram mestrados. Em ambas já se formaram cerca de 1500 pessoas.

 

Todavia, os desafios atuais do optometrista passam pela regulamentação da profissão e pela afirmação em equipas médico-cirúrgicas em oftalmologia de clínicas ou hospitais públicos e privados.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview