FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Doenças raras: especialistas abordam novos desafios
segunda-feira, 21 outubro 2013 10:06

raras e374aO Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna promove o IV Simpósio, nos dias 25 e 26 de outubro. Trata-se de uma iniciativa anual onde se abordam os principais desafios médicos no âmbito das doenças raras.

 

 

Atualmente estão identificadas mais de 6 mil doenças raras, cuja incidência na população é muito baixa, mas que no seu conjunto afetam cerca de 800 mil portugueses e 30 milhões de europeus.

 

Luís Brito Avô, coordenador do Núcleo de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, afirma que "alguns dos maiores problemas relacionados com as doenças raras são a dificuldades de diagnóstico e a escassez de informação, razões pelas quais a Medicina Interna, especialidade com uma visão abrangente do doente, se apresenta como fundamental para a deteção e tratamento destas patologias".

 

Neste simpósio vão ser abordados temas relacionados com acromegalie e gigantismo e formas de nanismos, áreas que colocam atualmente grandes desafios terapêuticos. As trombofilias nas suas vertentes mais raras serão também objeto de análise, nomeadamente as suas implicações na área da Ginecologia/Obstetrícia e os modelos de aconselhamento genético recomendados.

 

O encontro realiza-se em Lisboa e conta com a participação de especialistas em Medicina Interna, bem como hematologistas, geneticistas, neurologistas, pediatras, nefrologistas e endocrinologistas, que vão contribuir com o conhecimento nas suas áreas para uma abordagem transversal às principais patologias em análise.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview