FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Beber café reduz até 25% o risco da diabetes
sexta-feira, 01 novembro 2013 11:52

artigo Coffee 33d91O consumo moderado de café pode reduzir até 25% o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2. Esta é uma conclusão de um estudo internacional do Instituto de Informação Científica sobre Café, divulgado pelo Programa Café & Saúde no âmbito do Dia Mundial da Diabetes que se assinala a 14 de novembro.

 

 

A investigação integrou um teste oral de tolerância de glucose com 12g de café descafeinado, 1g de ácido clorogénico e 500 mg de trigonelina ou placebo. De acordo com resultados obtidos, o ácido clorogénico e a trigonelina reduziram as respostas iniciais de glucose e insulina, sustentando o efeito benéfico do café.

 

Em comunicado, Teresa Ruivo, gestora do Programa Café & Saúde em Portugal, referiu que existem duas teorias que sustentam esta conclusão. "O facto da cafeína estimular o metabolismo e aumentar o gasto de energia e o papel decisivo dos componentes do café ao equilibrarem os níveis de glucose dentro do corpo", refere a responsável pelo referido programa.

 

Desta forma, Teresa Ruivo sublinha que "os consumidores de 3/4 chávenas diárias têm menor risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 quando comparados com indivíduos que bebem até 2 chávenas de café por dia ou não bebem de todo".


Responsável por 90% dos diagnósticos, a diabetes tipo 2 é desencadeada na maioria dos casos por fatores hereditários, no entanto um estilo de vida sedentário e uma alimentação pouco saudável são algumas das causas que podem influenciar o seu aparecimento.

 

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview